Recentemente, o Núcleo de Estudos & Projeções econômicas (NE&PE) da GS&MD - Gouvêa de Souza realizou um estudo abrangendo o varejo de móveis e eletrodomésticos, um dos mais importantes segmentos do varejo brasileiro, com faturamento de mais de R$ 52 bilhões em 2008, de acordo com o IBGE. Algumas das principais conclusões foram:
* Em todo o território nacional, há 23.598 lojas de móveis e eletrodomésticos com cinco ou mais funcionários, quantidade semelhante de estabelecimentos existentes de farmácia/perfumaria e postos de combustíveis;
* No Estado de S. Paulo estão localizadas 20% das lojas de eletrodomésticos do país, número maior que em todo o Nordeste;
* Os estabelecimentos especializados em móveis representam 53,9% das lojas desse segmento. No entanto, em geral as lojas especializadas em eletrodomésticos possuem porte maior;
* A renda nominal formal dos funcionários de móveis e eletrodomésticos é a terceira maior dentre os segmentos do varejo. Em termos regionais, São Paulo e Santa Catarina são os Estados onde os funcionários recebem, em média, os maiores proventos. Ceará e Piauí estão no outro extremo;
* Dezembro é o período de maior concentração de vendas ao longo do ano, com 13% das vendas reais. Fevereiro é o mês mais fraco, com pouco mais da metade desse percentual;
* Dos 14 segmentos de varejo pesquisados, o de eletrodomésticos é o segundo que mais investe em publicidade, enquanto o de móveis é o quinto. Hiper e supermercados são os líderes do varejo nesse quesito;
* A Casas Bahia é a empresa que mais investe em publicidade no país. Há outros três varejistas de móveis e eletrodomésticos na lista dos 30 maiores anunciantes;
* O volume de vendas de móveis e eletrodomésticos no Brasil fica próximo a países como Reino Unido e França;
* A linha de grandes eletrodomésticos é o principal produto comercializado no país, à frente de telefonia, informática e aparelhos portáteis;
* Na linha de móveis, guarda-roupas de quatro e seis portas estão entre os produtos mais procurados pelos consumidores;
* Dentre os principais mercados do país, três Estados do Nordeste (Ceará, Bahia e Pernambuco) lideraram o crescimento de vendas entre 2001 e 2009. Não coincidentemente, Norte e Nordeste foram as regiões onde a penetração de eletrodomésticos, como fogão, geladeira e televisão, mais avançou no período;
* Após crescer à média de 9,2% entre os anos de 2000 e 2009, a expectativa é de crescimento próximo de 20% em 2010 e em torno de 10% nos anos de 2011 e 2012.
FONTE - DATA E VAREJO
domingo, 3 de outubro de 2010
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