sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SPOLETO LANÇA MODELO DE NEGÓCIO SUSTENTÁVEL NA RIO FRANCHISING BUSINESS 2010


Maior rede de culinária italiana do país, o Spoleto inova mais uma vez e lança na Rio Franchising Business 2010 um modelo de negócio sustentável. O Spoleto 21 é um projeto desenvolvido para se adaptar e atender às questões econômicas, sociais e ecológicas exigidas para o novo século. O principal objetivo é reduzir custos e otimizar os processos (tornando-os mais eficientes), diminuir o investimento e aumentar a rentabilidade dos franqueados.

Na prática, o novo modelo sustentável contempla:

· redução de 30 a 40% de água com novo sistema de lavagem dos utensílios;

· exclusão do consumo de gás, com implantação de fogão elétrico com tecnologia de indução;

· diminuição do quadro de funcionários por loja e maior remuneração salarial da equipe;

· lojas a partir de 35m2, com 20% de redução nos custos da obra.

- O Spoleto 21 é totalmente focado na sustentabilidade e reúne os três pilares: social, econômico e ecológico. Consideramos um projeto revolucionário com o qual vamos ganhar eficiência, aumentar resultados e diminuir custos. Também valorizaremos ainda mais nossos funcionários. Até 2013 queremos estar entre as 50 melhores empresas do país para trabalhar e continuar crescendo dois dígitos por ano – declara Renata Rouchou, diretora de expansão do sistema Umbria, detentor das marcas Spoleto, Domino’s Pizza e Koni Store.

Os primeiros modelos sustentáveis recém-inaugurados estão em Joinville (Santa Catarina), Anápolis (Goiás), Mauá (São Paulo), Campina Grande e João Pessoa (Paraíba), Brasília e Rio de Janeiro. Ainda em 2010 a rede estima implantar 15 novos projetos em todo o país. Os próximos serão no Rio de Janeiro (o restaurante do RioSul Shopping vai inaugurar em novembro), Palmas (Tocantins) e Valparaiso (DF). O investimento mínimo no Spoleto 21 é R$ 290 mil.

Diversificar / Expectativa Rio Franchising

Uma das estratégias para expansão é diversificar as áreas de atuação. Mais do que lançar o conceito sustentável de negócio, o Spoleto pretende expandir para diferentes segmentos. Hoje também está presente em supermercados, faculdades, rodoviárias e aeroportos.
Há ainda um modelo exclusivo voltado para postos de gasolina e lojas de conveniência. Chamado de compacto e lançado em 2008, ele segue os mesmos padrões do restaurante tradicional, mas é formado somente por forno e pista fria de ingredientes.

A expectativa do Spoleto para a Rio Franchising 2010 é buscar mais interessados no Estado do Rio de Janeiro, principalmente no interior. A marca vai oferecer oportunidades imediatas para a cidade de Resende e empreendimentos que serão lançados no Grande Rio com abertura prevista até 2013. A estimativa é inaugurar mais cinco unidades na capital fluminense e chegar a novos bairros, como por exemplo, o Méier, na Zona Norte.
- Tivemos um retorno muito posivito nas outras edições da feira e conseguimos, inclusive, fechar vários repasses de lojas próprias. Pelo menos cinco novos negócios vieram ou foram finalizados no evento. Esperamos obter performance similar este ano, estamos otimistas – declara a diretora de expansão Renata Rouchou.

Crescimento América Latina

Presente no México desde 2005, o Spoleto já conta com 23 lojas no país. A previsão para este ano é chegar a 40 unidades e alcançar novos mercados na América Latina como Argentina, Chile, Peru, Costa Rica e Equador. As negociações com alguns desses países já andam bastante avançadas com grupos locais interessados na Máster Franquia.

Investimento em nova fábrica

Outra grande novidade do Spoleto para 2010 é o investimento de R$ 10 milhões na nova fábrica da rede em Volta Redonda, cidade escolhida estrategicamente por ficar entre o Rio de Janeiro e São Paulo, estados que concentram o maior número de restaurantes da rede (135). A unidade fabril, com 25 mil m2, será inaugurada no segundo semestre e vai abastecer todas as lojas da rede espalhadas em 23 estados e no Distrito Federal.

Selo ABF / Prêmios AllShop e AMF
Pelo nono ano consecutivo, o Spoleto ganhou o Selo de Excelência em Franchising 2010, concedido pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Também constam no currículo três prêmios consecutivos Alshop Lojista, para o qual a rede concorre neste ano à premiação hour concours como melhor franquia na categoria culinária rápida, e o da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) como melhor lojista de culinária rápida nos shoppings do país. Em 2008, a empresa conquistou a premiação concedida pela Associação Mexicana de Franchising (AMF) de Melhor Franquia de Alimentos e Bebidas do México, país pelo qual começou sua expansão internacional em 2005.

Para a diretora de franquias do Spoleto, Tânia Nahuys, a conquista dos prêmios é o reconhecimento de um bom relacionamento com os franqueados e da admiração dos consumidores. "A cada ano aumenta o nosso gosto de vitória, pois os prêmios são a prova da satisfação e do bom relacionamento que temos com os franqueados e os clientes. É o reconhecimento do investimento que fazemos na franquia e mais um motivo para refletirmos em que aspectos podemos melhorar”, afirma.

Um pouco mais sobre o Spoleto Líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, o Spoleto – maior empresa do sistema Umbria - possui atualmente 262 restaurantes, 236 no Brasil e 26 no exterior (23 no México e três na Espanha). A rede obteve em 2009 crescimento de 19% em pontos de venda, com 36 novas lojas.

O Spoleto registrou no ano passado faturamento de R$ 290 milhões, 15% a mais do que em 2008. A projeção para 2010 é manter o mesmo ritmo de crescimento e assinar 36 novas unidades ao longo do ano, chegando ao faturamento de R$ 326 milhões (o equivalente a 12% de crescimento).

O Spoleto pertence ao grupo Umbria, 100% brasileiro de gestão de food service, formado ainda pelas redes alimentícias Domino’s Pizza e Koni Store. O sistema – que engloba a controladora das lojas próprias, distribuidora, fábrica e franquias das três marcas da holding - registrou crescimento de 18% em 2009, chegando ao faturamento de R$ 362 milhões. No período, foram assinadas 50 novas lojas (com previsão de abertura até 2011). Hoje o Umbria conta com 331 restaurantes e o objetivo é em 2010 conquistar 45 novos pontos para as três marcas do grupo, chegando a aproximadamente 380 lojas.

RAIO X SPOLETO

SPOLETO – Raio X Spoleto 21

Investimento médio em loja - a partir de R$290 mil (sem taxa)

Investimento médio em loja de rua - 150m2 = a partir de R$ 450 mil (sem taxa)

Faturamento médio mensal - R$ 90 mil

Taxa de franquia - R$ 60 mil

Taxa de publicidade - 2% do Faturamento bruto mensal

Taxa de royalties - 6% do Faturamento bruto mensal

Margem de lucro médio - 15% a 20%


Prazo médio de retorno do investimento - 24 a 36 meses

Área mínima para o funcionamento de uma loja Shopping – 30 m2

Número mínimo de funcionários por loja - 8 funcionários

Capital de Giro - R$ 15 mil

Prazo do Contrato - 5 anos

Telefone (21) 3956.8600

Email franquia@spoleto.com.br

Site www.spoleto.com.br


fonte- PÓLEN COMUNICAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário