sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Consumidor vai demorar para sentir reflexos do fim da exclusividade nos cartões

Passados quase três meses do fim da exclusividade dos cartões de crédito, muitos lojistas já estão sendo beneficiados. Os consumidores, porém, ainda não sentiram as diferenças em seu cotidiano - e devem continuar não sentindo, na opinião da economista do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), Ione Amorim.

Segundo ela, até o momento, as mudanças trazidas pelo fim da exclusividade entre credenciadores e a bandeira do cartão de crédito ainda não se refletiram em benefícios ao consumidor. “A redução do preço final cobrado pelos produto não está diretamente ligada à queda nos custos do comerciante”, declarou Ione.

Comerciantes estão negociando

O comércio, por outro lado, já começa a tirar proveito do aumento na competitividade no setor. Uma pesquisa elaborada pela Fecomercio-MG e pelo Sindicato dos Lojistas de Belo Horizonte mostrou que 61,3% dos comerciantes já realizaram algum tipo de negociação com a credenciadora (a fornecedora da máquina do cartão de crédito).

Destes, 76,5% disseram ter obtido redução no valor do aluguel da máquina (POS) – que ficou, em média, 40% menor.

Além disso, mais de 56% tiveram redução no valor da tarifa do cartão de crédito, 46,7% na tarifa do cartão de débito e 36,7% já estão pagando menos na taxa de conectividade.

No futuro

“As negociações são longas. Há restrições de contratos, vivência. Até que essas negociações se consolidem, com a entrada de novas empresas atraindo clientes com novidades, nenhuma redução de preços vai se refletir para o consumidor”, acrescentou Ione.

A economista do Idec salienta que esses movimentos são um pouco lentos, mas o fim da exclusividade não deixa de ser uma medida positiva. “O lojista sendo menos pressionado com seus custos, vai começar a buscar outras alternativas para fidelizar o consumidor, trazendo-lhe benefícios”, completou.
Fonte: Info Money Pessoal

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