sexta-feira, 22 de outubro de 2010

OS IMPACTOS DA SUSTENTABILIDADE NO VAREJO

No painel A Sustentabilidade em Toda a Cadeira de Abastecimento, ocorrido durante o MultiRetail, o sócio sênior da GS&MD – Gouvêa de Souza Rodrigo Catani apresentou as principais características da sustentabilidade no varejo. “O consumidor está cada vez mais consciente que consegue influenciar no varejo. E faz isso”, diz o empresário.
A grande questão que permeia os varejistas é o quanto de verde é suficiente para cativar e fidelizar o consumidor e agir em prol do meio ambiente? Catani citou pesquisas que mostram que o consumidor está disposto a ser mais fiel às marcas sustentáveis, assim como o mercado financeiro investe e facilita o crédito quando essas práticas são identificadas.
Além da pressão do consumidor e de investidores, ainda existem os concorrentes, planos de governo, ONGs, imprensa e colaboradores que cobram atitudes sustentáveis para estimular a competitividade e aumentar a rentabilidade do negócio.
Atualmente algumas atitudes exemplares estão em prática no Brasil. Sacolas plásticas estão sendo eliminadas em alguns estabelecimentos, assim como estão nascendo as lojas sustentáveis, eficiência enérgica, reduções do uso de água, reciclagem de embalagem etc.
“Soluções compartilhadas de transporte com outras empresas já é bem mais usado nos EUA, mas ainda há muito receio no Brasil”, afirma Catani. O empresário finaliza dizendo que ser sustentável é o futuro do varejo, mas há a necessidade de investimento consciente. “Ser verde também tem que significar ser azul nos números”, finaliza.
Carrefour garante sua qualidade
Afinal, o que o varejo tem a ver com o aquecimento global? Com essa questão, o gerente de sustentabilidade do Carrefour Daniel Charleaux abriu a palestra que mostrava o case de sucesso de sua empresa. “O consumidor 2.0 está preocupado com a origem do que está consumindo”, diz Charleaux.
A ideia primária do Carrefour para sustentabilidade era que deveriam suprir as necessidades da geração atual sem prejudicar as futuras, mas com o tempo viram que era muito mais do que isso. Mais do que tomar cuidado com as práticas, a sustentabilidade é um novo jeito de fazer negócio.
A empresa traçou um mapa de atuação para conscientização que consistia nos “5 Cs”. Consumidor, comunidade, colaborador, clima e cadeia passavam a ser considerados nesse processo. A prioridade passou a ser então como mostrar a sustentabilidade para o cliente. Desde 1999 a prática já funciona no Brasil.
O selo Garantia de Origem certifica todos os produtos da marca Carrefour. Com ele os consumidores têm a certeza de que a rede atribui qualidade total ao produto. Com esse selo, loja, cliente e fornecedor passaram a obter o sucesso esperado.
Conscientização sustentável
O diretor de meio ambiente da Tetra Pak Fernando Von Zuben apresentou algumas ações sustentáveis mantidas pela empresa. Segundo o empresário, as questões de sustentabilidade norteiam a empresa. “A preocupação ambiental tem crescido muito. Tão importante quanto emitir é receber a informação do consumidor, perceber suas expectativas”, afirma.
Como citado no início do texto, o tema reciclagem sempre foi muito abordado no cenário brasileiro e tem sido muito procurado nos últimos tempos, o interesse real aumentou bastante, e Von Zuben confirma essa tese. Atualmente, a Tetra Pak tem, inclusive, uma campanha televisiva chamando o consumidor a reciclar suas embalagens.
“Em agosto foi aprovada uma legislação que regulamenta aterros sanitários. Um dos grandes problemas ainda no Brasil é que 55% de todo o lixo produzido é jogado a céu aberto”, diz o diretor. Pontua ainda que essa forma de descartar o lixo prejudica tanto o ar quanto o lençol freático brasileiro.
Atualmente existem 600 cooperativas engajadas em reciclagem. Mais da metade do rendimento dessas organizações ainda é composta por papel e papelão. No site www.rotadereciclagem.com.br, os interessados podem localizar o centro de recolhimento mais próximo.
No varejo, a Tetra Pak atua para as marcas Carrefour e Pão de Açúcar. Distribui coletores, PEV e diversas outras ações de coleta e conscientização. “As empresas que colocam embalagens nas prateleiras têm que criar estratégias par reciclagem”, afirma o diretor.
A Tetra Pak atua também com educação e conscientização de reciclagem em escolas e cidades de todo o Brasil.

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