sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O FUTURO COM O CUPOM FISCAL ELETRÔNICO

Nércio Fernandes, fundador e Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Linx, apresentou as vantagens do programa S@T durante o Multiretail. A utilização do cupom fiscal eletrônico inova a experiência de compra e facilita os processos para o lojista. Segundo ele, o cupom eletrônico conseguido por meio do sistema S@T deve trazer benefícios para todos.
A finalidade do sistema é simplificar as obrigações dos contribuintes varejistas com a implantação de um sistema que possibilite a geração e transmissão de cupons fiscais eletrônicos, dispensando a guarda de documentos fiscais em papel e agilizando o envio das informações fiscais para a SEFAZ, em tempo real , com assinatura eletrônica e validade jurídica.
Nércio apresentou os seguintes benefícios para cada um dos lados:
Aos lojistas:
A utilização de uma impressora comum;
O menor custo com manutenção;
Diminuição da sonegação e concorrência desleal
O equipamento tem um menor custo em comparação com o Emissor de Cupom Fiscal
Facilidade de instalação do equipamento
Maior segurança.
Aos consumidores:
Disponibilização das informações dos cupons fiscais para consulta no sistema SEFAZ em tempo inferior ao atual
Maior segurança.
Ao SEFAZ:
Garantia da procedência do documento fiscal
Diminuição do prazo de registro dos documentos fiscais.
Nécio fala da autenticação local da venda pelo equipamento. “Não tem que esperar a resposta da receita, pois o conteúdo fica armazenado”, afirma. Além disso, a ferramenta permite uma transição periódica das vendas do equipamento S@T para o SEFAZ automaticamente. “Ao ter uma rede local, o processo é simplificado, principalmente para os grandes contribuintes”, revela. Caso o software não funcione, há a possibilidade de se transmitir os dados pela internet.
Embora as vantagens do sistema já tenham sido estudadas, não existe cronograma definido para implementação do projeto. “Ele deve ser inicializado de forma voluntária a partir do segundo semestre de 2011”, revela.
O novo equipamento deve custar em torno de R$ 400 cada um. “Precisa ser nesta faixa para ser mais barato que a impressora oficial”, ressalta.
Nota diferente e nota verde
Nécio apresentou o novo cupom fiscal que contém um cabeçalho e um rodapé. Na parte superior há a possibilidade de se colocar a logomarca e os dados da empresa. No rodapé, a chave de identificação com o código de barras.
No corpo da nota pode constar o CNPJ do consumidor, caso ele tenha optado pela nota fiscal paulista. O cupom ecológico foi pensado para economizar papel. “A opção de ter uma nota ecológica (e resumida) e a normal será do consumidor e não do lojista”, afirma.

ESCRITO POR JULIANA GONÇALVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário