quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Empresas querem atrair crianças para alimentação saudável

Enquanto não se chega a uma definição sobre a regulamentação da publicidade de alimentos voltada ao público infantil – a resolução que entraria em vigor em dezembro foi suspensa –, alguns fabricantes começam a utilizar o licenciamento de personagens infantis em suas linhas com apelo à saúde. Boa parte dessa mudança se deve também às empresas encarregadas de negociar o licenciamento dessas marcas. Elas começam a estabelecer o tipo de produto mais adequado para carregar a imagem de seus personagens mais conhecidos da criançada. Frutas e legumes, por exemplo, estão na lista.

“Os personagens têm uma vida ativa por natureza. Quisemos colocar esse estilo de vida de uma maneira divertida, não apenas dizendo que a criança não pode isso e não pode aquilo”, explica Marcos Bandeira de Mello, gerente geral da Warner Bros. Consumer Products, que tem sua marca licenciada para companhias como Terra Viva, Rasip, Kids Company e Good Soy. Essas empresas comercializam tomates, macarrão com legumes, frutas e produtos à base de soja – todas com personagens como Pernalonga e Patolino estampados nas embalagens.

A Disney também tem seus personagens ligados a maçãs e sucos da Sanjo, legumes e verduras da NK e massas da Kids Company. Além disso, o licenciamento de séries como Mickey Mouse e Pluto só são aceitos se os produtos seguirem a tabela nutricional da empresa, que exige substâncias mínimas de nutrição às crianças.

De acordo com Sílvia Chicca, gerente de licenciamento da Cultura Marcas, empresa da TV Cultura, a mudança no mercado de mídia para o público infantil é uma evolução que cedo ou tarde ocorreria. “Isso aconteceu primeiro com o cigarro, e agora no alimento infantil. Deixamos de ser um País de crianças subnutridas para sermos um País de obesos”, afirma. Com isso, a partir de novembro a turma do Cocoricó também terá maçãs em supermercados e outros canais de varejo de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte pela empresa Frutart.

Outro produto que tem feito sucesso é o abacaxi superdoce do Bob Esponja, vendido no autosserviço de Curitiba e Porto Alegre pela LB Pupo. As vendas têm sido tão expressivas que a empresa já se prepara para expandir a distribuição para São Paulo até o fim do ano.

Já no caso da bebida de soja Mais Vita, da Yoki, a versão de 200 ml traz figurinhas do personagem Shrek para atrair as crianças.
Fonte: Meio &Mensagem

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