quinta-feira, 14 de outubro de 2010

CASO VERDADE - O cliente escolhe para quem quer dar a comissão

Fui ao Morumbi Shopping (zona sul de São Paulo) para comprar um presente de aniversário. Vi uma camiseta que gostei na vitrine de uma loja e entrei.
Procurei um vendedor e logo este apareceu. Falei que tinha visto uma camiseta na vitrine, a descrevi e perguntei o que mais ele tinha naquele estilo e preço (R$ 39). Ele começou a me mostrar umas camisetas completamente diferentes do que eu tinha pedido e bem mais caras também (o dobro, triplo do preço).
Falei de novo que queria ver camisetas como a da vitrine. A escrevi de novo e o vendedor disse: “Ah, você quer ver regatas? Por que não falou antes?” E sumiu. Enquanto eu dava uma olhada nas araras, ouvi alguém gritar “Ei, era essa aqui?” Custava ele vir até onde eu estava em vez de ficar gritando do outro lado da loja?
E o pior: quando perguntei as opções de cor, ele pegava outras peças e falava: “tem uma cinza que é parecida com essa, uma vermelha um pouco mais escura que essa...” Custava ele pegar as peças para que eu pudesse ver a cor de verdade?
Disse que ia dar uma volta e pensar. Não queria dar comissão pra aquele vendedor de jeito nenhum!
Fui dar uma volta no shopping e depois de uns 10 minutos voltei para a loja. Veio um outro vendedor me atender. Ele pegou de cara a peça que eu pedi e depois ainda me mostrou todas as opções de cores. Enquanto eu pensava em qual levaria, ele me mostrou um short pra combinar com a regata. E ainda falou que conseguiria me dar um desconto se levasse as duas peças. Me ganhou!
O cara foi super simpático e pra minha surpresa, tava atendendo eu e uma outra menina ao mesmo tempo.
Quando fui pagar, vi que ele tinha fechado as duas vendas. Antes de sair da loja, ele me deu o cartão da loja com o nome dele. Olha que eu nem ia muito nessa loja (preferia a concorrente, pra ser sincera), mas depois dessa venda, virei cliente fiel.
Análise do Caso
O primeiro vendedor começou cometendo o clássico erro de tentar empurrar um produto mais caro, ao invés de dar o que tinha sido pedido e tentar oferecer “complementos” depois. Somada à má-educação e à preguiça, não podia dar em outra: venda perdida.
Já o segundo vendedor era tão hábil que atendeu duas pessoas ao mesmo tempo e fechou as duas vendas. Seu segredo? Além da simpatia e dinamismo, ele supriu as expectativas do cliente (entregar o que foi pedido) para depois tentar superá-las (oferecer algo a mais).

Por: Maria Silvia Alves Cardoso
FONTE - EU SEI VENDER

Nenhum comentário:

Postar um comentário