sexta-feira, 16 de julho de 2010

Vender com qualidade

rofissional de vendas é sempre confrontado com a realidade das metas comerciais estimadas como atingíveis pela empresa.
Esse perene desafio empurra a ação desse ser humano na direção pragmática, cujo sucesso é medido em valores obtidos com as vendas realizadas.
Nos tempos atuais, as bastante tradicionais ferramentas de vendas recebem a companhia de outras, recém incorporadas ao ritual e à rotina do trabalho, tais como, aquelas oriundas dos serviços providos pela informática e comunicações.
Há, no entanto, um aviso de atenção surgindo no cenário: a preocupação com o meio ambiente.
O bom profissional de vendas precisa ser um vetor de propagação das boas práticas ambientais, conhecendo as melhores características dos produtos ecologicamente defensáveis e divulgando a política ambiental da sua empresa.
Este é um ponto significativo na fidelização do cliente tão bem como é revelador de uma atitude indispensável das empresas que entendem que o futuro se faz hoje, construindo, passo a passo, com atitudes conscientes, na mente das pessoas, a ação positiva das companhias, a qual gerará mais participação no mercado, com crescentes vendas de qualidade.
Na mente das pessoas já está impregnada a necessidade da preservação ambiental. São exemplos notórios dessa tomada de consciência, várias organizações que proveem suas lojas e/ou locais apropriados de recipientes adequados para receber lixos de várias origens e que podem ser reciclados. Outro macro exemplo é aquele que vem da Europa: os europeus estão, crescentemente, comprando produtos com origem ecológica certificada.
Daí, sem exagero, é um passo indispensável que o profissional de vendas esteja em sintonia ampla e total com o mercado, para que seu desempenho seja recompensado material e espiritualmente.

Miguel Ignatios é presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e presidente do Instituto de Responsabilidade Socioambiental (IRES). Foi diretor de empresas como Editora Abril, Gazeta Mercantil, e NEC do Brasil. Articulista de vários veículos de comunicação, já teve seus artigos publicados em duas coletâneas: “Preparando o Brasil do Novo Milênio” (2000), e “Os Agentes do Crescimento Sustentado” (2001). Miguel também atua como consultor de empresas e preside os conselhos da Golden-Cross e da União Cultural Brasil-Estados Unidos (UCBE).

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