terça-feira, 27 de julho de 2010

TWITTER REVELA MARCAS AMADAS DA COPA

análise realizada pela Predicta – consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais – durante o principal evento esportivo do ano, procurou perceber como tas grandes marcas seriam percebidas pelos brasileiros no microblog durante o Mundial.
O estudo exploratório chamado de A Copa das Marcas avaliou o comportamento dos usuários no Twitter. Segundo André Freitas, Diretor de Novos Negócios da Predicta, a análise foi um grande exercício para a consultoria e para as marcas conhecerem mais sobre a ressonância das redes sociais no mundo contemporâneo.
“O grande aprendizado que tiramos desse estudo é que, cada vez mais, as organizações precisam estar atentas à importância do crossmedia”, afirma Freitas. O executivo aponta que na análise foi possível perceber que as campanhas de TV das marcas eram constantemente comentadas pelos tuiteiros, assim como anúncios na mídia impressa.
Um belo exemplo de crossmedia pôde ser percebido ao longo da Copa. Foi o caso do Extra, onde o presidente Abílio Diniz usou o Twitter para dar seu parecer sobre a publicação equivocada de um anuncio publicitário da marca na mídia impressa. A marca rapidamente percebeu a quantidade de pessoas que comentaram sobre o assunto na internet, e agiu rapidamente para que sua credibilidade não fosse ferida, esclarecendo o ocorrido no mesmo dia.
Isso comprova que utilizar o Twitter como fonte de informação para avaliar a percepção das pessoas sobre sua marca, produto, serviço ou campanha publicitária, por exemplo, é uma estratégia acertada por parte das empresas. “O Twitter traz ondas de informações. Se a empresa tem condições de aproveitar essas ondas que aparecem, certamente terão um retorno positivo”, destaca.
Outra percepção obtida com o estudo foi em relação aos tweets durante os intervalos dos jogos da Seleção Brasileira. As menções sobre as marcas nesses períodos foram maiores que durante a partida. Após o jogo de eliminação do Brasil, o volume de menções sobre as marcas foi ainda maior; os usuários utilizaram a rede social para reclamar sobre o fato de as empresas já terem os anúncios da eliminação prontos.
“Sabemos que nas fases eliminatórias a produção de campanhas para a vitória e para a eliminação são comuns. Porém, durante esse Mundial conseguimos perceber o quanto essa prática do mercado publicitário incomoda as pessoas, que encararam o fato como um ‘agouro’ e utilizaram as redes sociais para reclamar”, afirma Freitas.

Ação
A consultoria uniu duas áreas de expertise: produtos e inteligência para realizar a medição. A captura dos tweets foi realizada diariamente por intermédio da ferramenta Radian6. Na sequência, o setor de inteligência avaliou o material, racionalizou e categorizou os dados.
Foi necessário criar indicadores específicos para ponderar o volume de tweets, as características de cada um e a afinidade com a campanha veiculada. No total, foram analisados, ao longo de um mês, cerca de 300 mil tweets que mencionavam as marcas monitoradas. O ranking final com as marcas mais admiradas, lembradas e populares ficou assim:

Marcas Mais Amadas
1 - Adidas 95,26%
2 - Visa 94,81%
3 - Coca-Cola 93,16%
4 - Sony 91,95%
5 - Brahma 91,09%
6 - McDonald’s 86,40%
7 - Pepsi 86,24%
8 - Seara 82,43%
9 - Volkswagen 79,59%
10 - Itaú 70,53%

Share of Voice
1 - Coca-Cola 20,73%
2 - Nike 13,97%
3 - McDonald’s 9,67%
4 - Sony 9,55%

Marcas Mais Populares
1 - Seara 41,76%
2 - Vivo 17,26%
3 - Adidas 14,29%
4 - Itaú 12,27%

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