domingo, 25 de julho de 2010

GUARANÁ MARANHENSE GANHA MEDALHA DE OURO DO IDEA


ganhar um dos maiores prêmios de design com a sua marca? Pergunte a Jesus, o refrigerante cor-de-rosa do Maranhão que sem dúvidas tem a resposta.



A ideia da campanha surgiu da necessidade de revigorar o visual da latinha, no final de 2008. A interatividade com os apreciadores da bebida foi fundamental para o processo que foi consagrado com a medalha de ouro do Prêmio Internacional de Excelência em Design, como melhor estratégia de marketing.

Os publicitários da rede fecharam em três opções de novas embalagens e pediram para os fãs da bebida votarem pela internet ou sms. Além disso, pessoas fantasiadas com as ‘opções’ de novas latinhas visitaram lugares de São Luís, como escolas, casamentos, pontos turísticos, entre outros. Segundo a consultoria Nielsen, desde a campanha as vendas do refrigerante cresceram 17%.
Jesus foi comprado em 2001 pela Coca-Cola, e, no Maranhão, é o guaraná mais vendido depois do refrigerante mais famoso do mundo. O maranhense criou uma relação cultural com a bebida cor-de-rosa, tanto que o modelo vencedor lembra outro símbolo do Estado, os azulejos coloniais portugueses de São Luís.

A Coca-Cola demorou tanto tempo para mudar a cara do Jesus porque não queria quebrar essa ligação que o refrigerante estabeleceu com os consumidores. A fama do guaraná, um pouco vinda da sua cor nada discreta, um pouco pelo sabor extremamente doce com algo que lembra cravo e canela, faz com que muitos apreciadores de outras regiões do País se organizem para “importar” as latinhas do Maranhão.

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