terça-feira, 27 de julho de 2010

O QUE ACONTECE POR TRÁS DO BIG MAC?


Cada brasileiro vai, em média, 2,8 vezes por mês a um ponto de venda da rede. Para facilitar o abastecimento, em 1999 o McDonald’s inaugurou em Osasco (SP) a Cidade do Alimento – um complexo industrial de 160 mil metros quadrados onde centraliza produção e estoque de tudo que consome. A planta custou US$ 70 milhões, investidos por três parceiros: a Marfrig-Braslo (processadora de carnes), a FSB Foods (pães) e a Martin-Brower (logística).
Dois turnos se dividem na produção dos hambúrgueres. O frigorífico abate o gado, desossa a carne, separa as partes do animal utilizadas pela rede (ponta de agulha e dianteira) e encaminha para o complexo industrial. Cada máquina tritura e mistura 4,5 mil quilos de carne por vez. Para evitar que algum objeto ou cartilagem do animal tenha sido moído junto, a carne passa por um cano com furos de 2,38 milímetros.
O hambúrguer é formatado e armazenado a uma temperatura entre -18 e -23°C, levando de um minuto a um minuto e meio para congelar. O Big Tasty, maior, demora dois minutos e meio. Do início ao fim do processo, transcorrem 45 minutos.
Bem menos que os pães, que levam 1h50 para ficarem prontos. Farinha, fermento e outros ingredientes ficam estocados por no máximo cinco dias à espera de serem misturados. A massa é assada, coberta por gergelim, embalada e estocada. Das 3,8 mil dúzias de pães produzidas por dia, 85% são congeladas enquanto o restante é enviado na mesma semana a restaurantes das cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Os pães têm caminhões exclusivos para o transporte, enquanto os produtos secos, resfriados e congelados vão no mesmo veículo. Os caminhões têm colchões térmicos para separar hambúrgueres das maçãs e dos copos plásticos, por exemplo, o que permite ter três temperaturas distintas num mesmo baú. Na Cidade do Alimento, os trabalhos param apenas no Natal. Pela manhã, é feito o recebimento de mercadorias. À tarde, hora do picking. E à noite, carregamento de um dos 150 caminhões que atendem à rede.
Os veículos são rastreados via satélite para garantir o cumprimento do horário de entrega, com tolerância máxima de meia hora. Em média, um caminhão atende cinco lojas por dia. Cada loja recebe duas cargas por semana. Se o pedido vier de Manaus, por exemplo, o motorista segue por terra até Belém e de lá por balsa até a capital amazonense. São 17 dias para ir e voltar, por isso produtos como tomate e alface viajam de avião.
Os processos descritos são uma parte da cadeia que o Big Mac movimenta. O estudo McOnomics, feito em 2009 pela Fundação Getulio Vargas, revela que o sanduíche gera R$ 2,27 bilhões em renda por ano. No Brasil, 1,6 milhão de pessoas passam diariamente nos 577 restaurantes, 60 McCafés ou 627 quiosques de sobremesa da rede. Números que vão além do especificado para cada item do cardápio.

MCNúmeros

Em 2009, o McDonald’s brasileiro consumiu:
• 20 mil toneladas de carne bovina.
• 6,2 mil toneladas de carne de frango.
• 30,7 mil toneladas de batata.
• 2,6 mil toneladas de alface.
... e faturou R$ 3,45 bilhões

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