domingo, 25 de julho de 2010

Barrinhas verde-amarelas


Primeira fabricante de barras de cereais orgânicas do país privilegia frutas brasileiras e mão de obra nacional
por Chris Martinez
Mesmo que tivesse deslizado por ondas perfeitas, o surfista Leandro Farkuh sempre saía da praia incomodado quando dava as costas para o mar e via o lixo esquecido nas areias da praia. Aos 19 anos, sonhava em preservar a natureza. Foi com esse princípio que ele lançou a sua primeira empresa, a Renk’s, em 1999, pioneira na fabricação de barras de cereais orgânicas do Brasil.

Ao focar nos orgânicos e seguir as regras do comércio justo, a Renk’s conseguiu seu espaço no competitivo mercado de barras de cereais, que tem mais de 40 marcas diferentes. Farkuh pretende ter 5% de participação no setor até o fim de 2010 e faturar R$ 8 milhões, 25% a mais que no ano passado.

A empresa privilegia frutas brasileiras, como açaí e guaraná. Alguns sabores levam castanhas compradas de uma cooperativa de agricultores ecológicos. A Renk’s limitou o atendimento a grandes cadeias de varejo, para quem produzia marca própria, e decidiu criar as suas marcas, Bio2 e eBar, vendidas em embalagens de plástico reciclado.

RESPONSABILIDADE SOCIAL
A Renk's compra a castanha utilizada em suas barras de cereais da Cooperagrepa, cooperativa dos agricultores ecológicos do Portal da Amazônia (MT), formada por uma comunidade de 720 famílias

NATUREZA EM PRIMEIRO LUGAR
As embalagens das barrinhas da Renk's são de plástico reciclável e não metalizado, para não prejudicar o meio ambiente

FRUTOS DA TERRA
O objetivo da empresa é privilegiar o uso de frutas brasileiras, como a banana orgânica, cultivada em Miracatu, no Vale do Ribeira (SP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário