domingo, 25 de julho de 2010

Sebrae vai preparar micro e pequenas para a Copa 2014

Megavento esportivo vai gerar oportunidades de negócios em diversos setores, como turismo, comércio, transportes e tecnologia da informação
Da Agência Sebrae de Notícias
O Sebrae vai investir R$ 36 milhões de recursos próprios em ações de capacitação, desenvolvimento de negócios e mapeamento das oportunidades que a Copa do Mundo de 2014 vai gerar para as micro e pequenas empresas. Juntamente com os aportes das instituições parceiras, o total de recursos no programa do Sebrae para a Copa 2014 já chega a R$ 50 milhões, informou o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos.

O diretor destacou que é natural pensar que a Copa vai beneficiar a cadeia produtiva do turismo, porém os investimentos públicos e privados que começam a chegar nas doze cidades-sede definidas pela FIFA vão significar muito mais. Segundo Carlos Alberto, o megaevento esportivo vai gerar avanços em diversos setores produtivos e o desenvolvimento do país como um todo.

“ O viés da Copa pode ser muito de turismo, mas vamos perceber que ele avança em muitas direções, abrangendo vários setores”, afirmou o diretor, ao abrir a segunda reunião do Comitê Diretivo do Sebrae para a Copa 2014, nesta manhã (14), em Inhotim, no município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A reforma de um estádio, por exemplo, envolverá diversos tipos de empreendimentos, negócios, produtos e serviços, tais como, tecnologia da informação (TI), comércio e empreendedores individuais, entre outros, acrescentou.

Participaram da reunião dirigentes das unidades do Sebrae nas doze cidades-sede onde ocorrerão os jogos da próxima Copa do Mundo, gerentes e coordenadores das carteiras de projetos envolvidas com a preparação, execução e legado do megaevento esportivo. Representantes dos comitês municipal (Prefeitura de Belo Horizonte) e estadual (Minas Gerais) para a Copa 2014 também marcaram presença no evento.

“Nossa atuação não estará envolvida com os jogos, mas com o movimento da economia gerado por eles e o avanço dos pequenos negócios nas regiões das cidades-sede”, enfatizou o diretor. “A Copa possui um efeito catalisador enorme. Temos que nos antecipar, senão as coisas não acontecerão como gostaríamos”, disse ele. “Barcelona se reinventou após a Olimpíada”, exemplificou.

Do ponto de vista das finanças públicas, cidadãos e contribuintes devem debater o significado do megaevento esportivo para o país. “Para o Sebrae, nos interessa o que ele significa para os pequenos negócios, antes, durante e depois dos jogos”, insistiu. A enxurrada de projetos e solicitações de apoio e patrocínio que estão chegando ao Sistema Sebrae só será avaliada se estiver relacionada com a melhoria da qualidade, e gestão dos produtos e serviços prestados pelas MPE, complementou o diretor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário