segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Pepsico vai rastrear cadeia produtiva de batata na América do Sul

Dona da marca Elma Chips, a Pepsico quer saber detalhes como qualidade do solo, utilização da água e relação com a mata nativa dos seus 320 fornecedores sul-americanos de batata. O rastreamento ambiental recebeu 200 mil dólares de investimentos e já está em curso no Peru e na Colômbia. Até o final deste ano, será concluído em mais quatro países: Argentina, Chile, Venezuela e Equador. Nos 18 fornecedores brasileiros, o trabalho tem conclusão prevista para 2011.
O projeto integra a estratégia de sustentabilidade, iniciada em procedimentos internos da Pepsico e agora estendida à cadeia de produção. “Antes, o foco dos nossos agrônomos era a produtividade. Agora é a sustentabilidade”, afirma Jorge Tarasuk, vice-presidente de operações da divisão de alimentos para América do Sul.
A companhia pretende convencer os produtores de que cuidar da água, do solo e das florestas é também uma forma de garantir a sobrevivência da lavoura, com impacto na rentabilidade. “O programa não é obrigatório. Mas se o produtor não quiser dar visibilidade, a gente vai ficar desconfiado”, afirma Tarasuk. Caso sejam encontradas irregularidades, a empresa esclarecerá os produtores com ajuda de entidades e governos locais.
Fonte: Valor Econômico

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