sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Grandes empresas aumentam verba para ações de marketing

Os valores investidos em marketing pelos maiores anunciantes do Brasil em 2009 corresponderam a 18% de suas despesas com vendas. O índice já supera até mesmo os anos de 2006 e 2007, considerados ótimos para o mercado publicitário. Na época, os gastos com marketing correspondiam a 10,56% e 13,44%, respectivamente. Os dados são do Ibope Monitor e da consultoria Economática.

Em 2009, os 30 maiores anunciantes brasileiros com capital aberto destinaram R$ 7,14 bilhões em marketing. Essas mesmas empresas divulgaram despesas com vendas da ordem de R$ 38,45 bilhões. Ou seja, a cada R$ 5 utilizados para pagar despesas como salários e comissões a vendedores e frete, ao menos R$ 1 teve como destino ações de divulgação e promoção de marcas e produtos. Entram na conta desde publicidade em TV até ações nos pontos de venda.

Para José Roberto Martins, diretor da GlobalBrands, essa tendência de aumento nos investimentos em marketing deve prosseguir. “A emergência das novas classes sociais no Brasil, a fragmentação de novas mídias, com a explosão da publicidade na internet, e a criação de novas categorias de produtos, que o brasileiro até então desconhecia, vai pressionar para cima esses gastos cada vez mais”, afirma. Mesmo as empresas que adotaram postura cautelosa em 2009, por conta da crise global, devem retomar investimentos, na avaliação do consultor.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário