segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Consumidores unem-se por descontos na Web

A união de consumidores para obter descontos, uma prática de negociação antiga, está ganhando ares modernos com a proliferação dos sites de compras coletivas no País. Por meio de um deles, 5.075 internautas puderam contratar três meses de aluguel de DVDs na Blockbuster por R$ 3, um desconto de 98%. O modelo é uma iniciativa de empresários que perceberam que poderiam oferecer descontos ao mobilizar um número mínimo de pessoas para fazer uma compra. Um dos sites de compras coletivas que estrearam este ano foi o Imperdível. Pedro Guimarães, um dos sócios, explica que o negócio é possível porque une o interesse dos consumidores e o das empresas parceiras. Além de trazer novos clientes, os sites de compras coletivas são um meio de reforçar uma marca, avalia o professor de marketing José Luiz Trinta, do Ibmec-RJ.

A carioca Deise Lima, da galeria virtual Foto na Parede, foi uma das empresárias que apostaram em uma parceria com um site de compras coletivas. Ela viu um aumento de 300% no número de visitas na página da galeria no dia em que a promoção foi ao ar no Peixe Urbano, o primeiro de compras coletivas no Brasil. "O maior benefício para nós foi a visibilidade que nos deu, muitos clientes novos cadastrados e fortalecimento da marca", conta. Deise comemora o fato de mais da metade das pessoas terem excedido o valor do cupom comprado. "Oferecemos um crédito de R$ 69 por R$ 21, um desconto de 70%, mas muitas pessoas acabaram gastando acima desse valor", diz. Ela conta que passados 15 dias da veiculação da promoção, 18% dos acessos à galeria virtual ainda eram advindos do Peixe Urbano. ,br />
Surgidos no País em março, os sites de compras coletivas já são pelo menos 15, divulgando ofertas de cerca de 15 cidades. Todos seguem o mesmo modelo de negócios desenvolvido pela Group On nos Estados Unidos em 2008. Uma oferta é anunciada e um relógio começa a marcar uma contagem regressiva. Se até o fim da contagem o número mínimo de compradores estipulado não for atingido, a promoção é cancelada.

O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário