quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Classe C paga mais caro por produtos, diz especialista de Harvard

Disponibilizar mercadorias mais baratas já foi estratégia certeira para sensibilizar o público da classe C. Não é mais. Quem atesta é Michael Chu, estudioso da Universidade de Harvard. “As pessoas pobres, na verdade, estão pagando mais caro pela maioria dos produtos atualmente”, afirma o professor.

Na análise de Chu, a chamada classe média emergente opta por produtos mais caros, desde que satisfaçam suas necessidades imediatas. O especialista cita como exemplo os celulares pré-pagos, que respondem por 82% das linhas móveis no Brasil, apesar de ter tarifas mais altas.

Para o professor, ocorre exatamente a mesma coisa na compra de itens de consumo frequente, como alimentos. Segundo Michael Chu, mesmo sabendo que pode pagar menos em lojas mais distantes, esse consumidor avalia que a economia não justifica o tempo de deslocamento.

Marca também é um fator levado em consideração na cesta de compras da classe emergente. “Se uma pessoa compra um produto e não gosta, não vai poder jogar fora e comprar outro, como alguém das classes A e B”, justifica. Sair às ruas e conversar com esse público ainda é a melhor forma de entender suas necessidades, aconselha o especialista de Harvard.
Fonte: Portal Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário