segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cresce utilização de estações de reciclagem nos supermercados

Implantadas nos supermercados há quase 20 anos, as estações de reciclagem eram utilizadas por uma pequena parcela de consumidores mais engajadas nas questões ambientais. Hoje, no entanto, ganharam mais espaço, e a adesão cresce sem parar. As 72 estações do Grupo Pão de Açúcar, por exemplo, recolhem o equivalente a 20% de todo o lixo reciclável coletado pela prefeitura de São Paulo.
O dado mostra que o poder público precisa ampliar a coleta seletiva, mas também demonstra a contribuição do setor na conscientização do público. “Mostra a força do varejo para facilitar a vida dos consumidores conscientes sobre o que fazer com os resíduos”, acredita Hugo Bethlem, vice-presidente de relações corporativas do Grupo.
Outro exemplo de incentivo à reciclagem aparece em 63 estações do Walmart, que recolhem celulares, pilhas e baterias. Nos sete primeiros meses deste ano, foram coletadas 5,5 mil toneladas. Segundo a fabricante Nokia, mostram que se todos os quase 5 bilhões de usuários de celulares em todo o mundo devolvessem pelo menos um aparelho não utilizado, a economia de matéria-prima e redução nas emissões de gases estufa corresponderiam à retirada de quatro milhões de carros das ruas.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário