segunda-feira, 27 de setembro de 2010

O trabalho da área de RH para o Natal

É inquestionável o peso e a importância do Natal para o varejo, por isso temos que pensar nas ações necessárias em todas as áreas.

Enquanto alguns setores se programam com relação aos seus estoques, metas, produtos e estratégias de vendas para este período, o RH como setor estratégico, deve mostrar sua participação totalmente alinhada à estratégia da empresa, através do planejamento de suas ações em busca do alcance de todos os objetivos a serem cumpridos.

Considerando que tudo gira em torno de pessoas, e das perfeitas relações entre elas, não se pode falar só de uma área de atuação do RH. Será necessário abordar os diferentes desafios encontrados, que resumidamente são: descobrir, atrair, alinhar, orientar e reter os novos talentos, que virão para somar no resultado da empresa, neste momento tão importante do ano.

Podemos iniciar falando sobre a Seleção destes novos talentos - o chamado quadro Extra Natal - onde o RH é o maior responsável não só em conduzir, como também em orientar aos demais gestores envolvidos no processo. Deve participar desde o dimensionamento das equipes, em busca de um número de pessoas para cada ponto ou loja, de acordo com a necessidade, e do respectivo potencial de venda. Uma análise criteriosa destes números vai proporcionar quadros eficientes e motivados, pela atuação produtiva que estes contratados terão condições de apresentar. O planejamento das ações relacionadas a esta Seleção fecha em Setembro, e o processo em si inicia em Outubro, buscando estas pessoas com a devida seriedade, estratégia e técnicas adequadas.

Uma dica estratégica para que se tenha mais tempo no preparo destes profissionais que entram para atuar no Natal, é contratá-los já em Outubro ou em Novembro, para que estejam mais bem preparados. Estas contratações de final de ano representam uma boa oportunidade de oxigenação das equipes (pessoas novas em geral renovam as energias).

Mas não basta selecionar. Em um curto período de tempo, será necessário integrar, orientar, alinhar, e dar todas as condições para que estas pessoas cumpram com suas tarefas de forma satisfatória para a empresa. Entra aqui, a tarefa relacionada à capacitação destas pessoas. E este é um trabalho conjunto, que em geral se inicia no RH, mas que precisa ter continuidade no dia a dia deste profissional. Por isso, será necessário que tenha tido uma preocupação prévia, junto aos gestores e às demais pessoas da empresa, para que recebam, apóiem e orientem aos recém chegados, de forma a torná-los produtivos e engajados aos objetivos da organização.

Também para reter os talentos selecionados e capacitados, será necessário que as relações estejam cercadas de habilidades que levem o sucesso aos relacionamentos interpessoais. E para que isso aconteça, o RH será sempre o ponto de apoio e orientação, além de já ter cumprido com a responsabilidade de trabalhar as competências emocionais de seus gestores. Desta forma, será necessário que todos conheçam e respeitem as diferenças entre as pessoas, administrem bem os conflitos, que certamente surgem em momentos de muito fluxo de clientes, associado a muitas tarefas a serem cumpridas nos postos de trabalho. Portanto, uma liderança bem orientada e conhecedora dos diferentes perfis comportamentais, tende a formar equipes mais coesas e produtivas.

Por isso, a atuação estratégica do RH precisa ser constante, abrangente e multiplicadora, para que todos estejam alinhados no mesmo propósito, respeitando a cultura da empresa, e comprometidos com o resultado que a empresa busca alcançar no Natal e também depois dele.



Mônica Simas

Gerente de Recursos Humanos da Toulon e Professora do Curso Superior em Gestão de Varejo e MBA em Gestão de Varejo do IVAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário