quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Exceção entre os hipermercados, Andorinha crescerá 30%

Até o início de 2011, o número de caixas da loja vai saltar de 84 para 107. O faturamento, que, no ano passado, foi de R$ 234,9 milhões deve chegar a R$ 300 milhões até dezembro, quase 30% mais. O Andorinha está na contramão dos hipermercados. O formato vem perdendo faturamento e diminuindo a área de vendas para recuperar rentabilidade. Diariamente, cerca de 35 mil pessoas passam pela loja. O segredo é o atendimento especial dado aos clientes. “Apesar do tamanho, não perdemos o jeitão de vendinha de bairro”, conta Amauri Gouveia, diretor operacional da empresa.
O prédio onde fica a loja está localizado no bairro do Horto Florestal, na zona norte de São Paulo. Tem mais de 110 mil m² e inclui uma galeria com 80 lojas, com salão de beleza, correios, uma unidade do Magazine Luiza, entre outros. A galeria foi reformulada e ampliada no fim do ano passado, com investimentos de R$ 20 milhões. Todas as lojas de apoio que ficavam na frente dos caixas foram retiradas, o que abriu espaço para aumentar a área de vendas de 5,5 mil m² para 6,6 mil m².
Juntos, os irmãos Amauri, Alécio e Adilson Gouveia tentam antecipar desejos e soluções que possam facilitar a vida do cliente. É por isso que a loja até hoje ainda tem empacotadores. Eles embalam os produtos gelados em sacolinhas de cor diferente das normais. "Os perecíveis vão nas sacolas amarelas e os itens normais na branca. Assim, a dona de casa que faz a compra apressada antes de ir para o trabalho, chega em casa e não precisa ficar procurando de saquinho em saquinho o que tem que colocar na geladeira", diz Gouveia.
O Andorinha também é um dos poucos supermercados onde é possível, por exemplo, encontrar claras de ovos vendidas separadamente, embaladas em garrafas plásticas, depois de pasteurizadas. Na área de frios, o cliente não precisa ficar na fila do presunto fatiado na hora junto com seu carrinho: bem ao lado há uma espécie de estacionamento para eles. A antiga máquina de moer café na hora – aposentada em quase todos os supermercados – no Andorinha continua funcionando a todo vapor. Sugestões de clientes também passaram a ser bem-vindas. Uma delas foi vender filé de peito de frango moído. "É um dos sucessos da área de carnes", afirma Amauri Gouveia.
A participação dos clientes não para por aí. "Há algum tempo uma empresa de alimentos congelados deixou de nos fornecer um produto e os clientes começaram a reclamar. Quando expliquei que era a empresa que não estava mais querendo nos entregar o item, os clientes começaram a ligar no atendimento ao consumidor da companhia e não deu outra: no dia seguinte o fornecimento estava normalizado", lembra Gouveia.
Os 1080 funcionários do hipermercado, segundo o diretor, são treinados periodicamente. "Toda semana há algum curso". Por isso, um auditório de 118 lugares – com cozinha gourmet – está sendo construído para abrigar as aulas, que agora serão estendidas aos clientes. Estes terão cursos gratuitos a partir do fim de ano.
Fonte: Valor Econômico

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