segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Consumidor brasileiro compra 125% mais do que o planejado

É o que revela um estudo do Popai Brasil, associação volta à promoção do marketing no ponto de venda. Outro dado da pesquisa mostra que há 12 anos, o consumidor brasileiro leva em média 266% mais produtos do que havia planejado comprar. ”Embora o percentual hoje seja menor, o consumidor vai mais frequentemente aos pontos de venda, já que no ano passado a maioria fazia apenas uma grande compra por mês”, justifica Chan Wook Min, presidente da entidade.

Segundo Min, o consumidor brasileiro se tornou mais seletivo por ter menos tempo para ficar na loja: se em 1998 passava uma hora e nove minutos no ponto de venda, hoje não fica mais do que meia hora.

Ainda segundo o estudo, 60% das compras são de reposição e 24% são as chamadas compras de emergência, para atender uma necessidade específica – fraldas para bebês, por exemplo. Comuns no passado, as compras do mês (abastecimento) representam apenas 2% do total. A fidelidade às lojas também despencou. Em 98, a fatia de consumidores que afirmava comprar sempre na mesma loja representava 58% do total. Agora, caiu para 15%.
Fonte: Valor Econômico

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