terça-feira, 21 de setembro de 2010

Monitoramento de redes sociais muda marketing de Gatorade

Para reverter a queda nas vendas da bebida, em retração há três anos, a PepsiCo criou nos Estados Unidos um centro de monitoramento em redes sociais para interagir com seu público-alvo na internet. Os principais sites de relacionamento são monitorados 24 horas por dia e a esperança é descobrir oportunidades para promover o novo lançamento da marca, G-Series.

Toda vez que a marca é mencionada no Twitter ou no Facebook os funcionários do Centro de Controle têm acesso e podem interferir corrigindo informações ou informando sobre pontos de venda da marca.

O monitoramento das redes sociais permitiu mudanças nas estratégias de marketing. Uma vinheta de 60 segundos dos produtos foi transformada em música para baixar depois que os internautas perguntaram várias vezes quem cantava a canção. Problemas identificados por meio da rede também influenciaram na produção, já que as reclamações de produto em falta feitas pelos consumidores permitiram direcionar os distribuidores para fazer reabastecimento.

No segundo trimestre, as vendas de Gatorade subiram 7% nos Estados Unidos. O primeiro semestre registrou aumento de 2,4%.
Fonte: Valor Econômico

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