segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Gigantes do setor tentam fortalecer hipermercados

Após as aquisições de Ponto Frio e Casas Bahia, o Grupo Pão de Açúcar ganhou fôlego na liderança do setor de varejo no Brasil. Com as perdas de participação e mercado, o Carrefour e o Walmart se viram forçados a rever alguns pontos de suas estratégias.

Em uma das movimentações, ambos decidiram nomear executivos brasileiros para comandar suas operações por aqui. No Walmart, Marcos Samaha assumiu o posto do cubano Héctor Núñez, enquanto o Carrefour anunciou o executivo Luiz Fazzio para o principal cargo da operação brasileira, ocupado há sete anos pelo francês Jean-Marc Pueyo.

Para analistas do setor, um dos principais desafios dos novos presidentes será recuperar o desempenho das lojas do modelo hipermercado, que sofrem o impacto da migração de consumidores para supermercados de vizinhança.

Na Europa, o Carrefour anunciou recentemente um pacote de investimentos para revitalizar os hipermercados. Entre as adaptações, estão previstos reforço no mix de alimentos congelados e orgânicos, ampliação do espaço de circulação nos corredores e maior foco nas áreas de higiene e beleza, e de roupas.

O desejo de rentabilizar os hipermercados também consta dos planos do Grupo Pão de Açúcar, que atua no segmento com a bandeira Extra. Na semana passada, Enéas Pestana, presidente do grupo, declarou ter intenção de comprar ou se associar com varejistas de segmentos como têxteis e materiais de escritório. Segundo ele, os ganhos em negociações conjuntas trariam benefícios para as vendas desses itens nas lojas do Extra.
Fonte: Diário do Comércio

Nenhum comentário:

Postar um comentário