terça-feira, 28 de setembro de 2010

Eletroeletrônicos: pesquisa mostra as preferências do consumidor

Eletrônicos, celulares e eletrodomésticos continuam entre os principais alvos de interesse do consumidor brasileiro. É o que revela um levantamento realizado pela consultoria ToolBoxTM durante o mês de junho, que avaliou o comportamento do público em relação aos lançamentos de produtos. A notícia é ainda melhor porque a pesquisa, realizada a pedido de Supermercado Moderno, mostra um maior interesse na compra de itens de alto valor agregado dentro desses segmentos. A condição principal é que os equipamentos ofereçam praticidade e economia. Em relação às marcas, metade dos shoppers se mostra propensa a adquirir marcas diferentes das habituais.
Dos 1.488 consumidores com idade entre 20 e 69 anos que responderam a questionário pela internet, 89% declararam ter adquirido recentemente ou ter interesse de comprar lançamentos em eletroeletrônicos e celulares. Já em relação ao interesse por comprar novos eletrodomésticos, o índice de respostas positivas foi de 85,4%. Os percentuais aparecem entre os maiores da pesquisa, que analisou também o interesse pela aquisição de bens de consumo não duráveis.
Compra começa na internet
Visibilidade na internet é o primeiro passo para atrair esse consumidor. O canal é o principal meio de obter informações sobre os produtos para 30% dos entrevistados, bem acima da segunda colocada, a propaganda em TV, preferida por 17,7%. “A maior parte das compras ocorre na loja física, mas é a internet que gera tráfego para elas. Mesmo quem não vende pelo comércio eletrônico deve anunciar seus produtos online”, analisa Rafael D’Andrea, diretor da ToolBoxTM. A sugestão é ainda mais relevante se considerarmos que 78,8% das compras de lançamentos em celulares ou eletroeletrônicos são planejadas.
A iniciativa pode ajudar o varejo de autosserviço a se tornar referência nas vendas desses produtos, algo que ainda não acontece: o setor é apenas o sexto colocado entre os locais preferidos para compra. Está atrás dos diferentes formatos de lojas especializadas presentes na rua e nos shoppings e até das lojas de departamento.
Esse cenário também pode mudar caso os super e hipermercados melhorem a localização e reforcem a visibilidade dos itens na loja: 17,1% afirmam que esses fatores são decisivos para perceber a presença de lançamentos nessas categorias. Abordagem de vendedores ou promotores com informações sobre os aparelhos é o segundo ponto mais importante nesse processo de compra.
Essa preocupação já é realidade no Grupo Pão de Açúcar, que anunciou recentemente intenção de replicar nos hipermercados Extra a experiência bem-sucedida da Casas Bahia no atendimento aos clientes nesse setor da loja. Segundo Enéas Pestana, diretor-presidente do grupo, os eletroeletrônicos respondem atualmente por 15% do faturamento do Extra. Segunda a pesquisa, outra forma de atrair gente para o varejo são as promoções de preço, citadas por 14% dos respondentes como fator que direciona a ida à loja e influencia a compra.
Conheça os itens preferidos
O estudo questionou também quais são os itens em que há maior interesse de compra dentro de cada categoria. Entre os eletrodomésticos, destaque para as geladeiras, na mira de 18,2% dos respondentes. Em seguida aparecem as máquinas de lavar, citadas por 11,3% dos entrevistados. O terceiro lugar pertence ao forno de micro-ondas, destacado por 9,1%.
No quesito eletrônicos, a coincidência da realização da pesquisa com a Copa do Mundo deu o primeiro lugar disparado aos televisores, com 31,9% das menções. Os periféricos para computador continuam a atrair consumidores e aparecem em segundo lugar com 19,3% das citações. Na sequência, há um empate técnico entre aparelhos de DVD e notebooks, que atraem o interesse de 8,5% e 8,3% dos participantes do levantamento, respectivamente.
Na hora de avaliar a intenção de compra de celulares, fica evidente o interesse por versões mais sofisticadas. Modelos com rádio e cartão de memória são cobiçados por 24,9%, enquanto outros 20% sonham com celulares com câmera fotográfica de, no mínimo, 3.0 megapixels. Aparelhos comuns, sem nenhum aplicativo, interessam a apenas 2,2% do público.

portal sm

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