segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Novas estratégias desaceleram resultados da Bombril

De janeiro a setembro, a receita bruta da Bombril cresceu apenas 1%. O lucro somou R$ 5,8 milhões, contra R$ 301 milhões no mesmo intervalo de 2009. Segundo Marco Aurélio Guerreiro de Souza, presidente da companhia, os resultados foram reflexo de decisões estratégicas para os próximos anos. “Foram ações tomadas de forma consciente. O ano de 2010 foi uma transição para nós”, explicou o presidente. “Agora, estamos olhando para 2011, quando voltaremos ao crescimento de dois dígitos.”
Uma das decisões que influenciou a desaceleração envolveu o detergente líquido Limpol, responsável por 19% das vendas da companhia. A Bombril optou por evitar a guerra de preços com outras marcas, mantendo sua margem de lucro. Com isso, o volume caiu, o que não compensou a manutenção do preço. “Achamos que era o correto a fazer”, explicou Souza.
Para diminuir a dependência desse e de outros produtos – como a lã de aço, que representa 38% da receita –, a Bombril está investindo na ampliação do portfólio, principalmente com produtos de maior valor agregado. Este ano, chegou ao mercado a linha Ecobril, com apelo ecológico. Mas os resultados só devem aparecer nos próximos anos. “Os itens lançados ainda não ocuparam o espaço perdido com o encolhimento nas vendas de produtos da Bombril que são commodities”, diz Souza.
A empresa também está estudando sua entrada em categorias como pet, limpeza de automóveis e cosméticos. “Queremos vender produtos para cabelo, cremes para pele, por exemplo. O plano é atuar nesse segmento em até dois anos”, afirma Souza. A Bombril espera fechar este ano com 120 lançamentos. Para 2011, serão mais 100.
Novo modelo de distribuição
Já há algum tempo, a empresa tem apostado em acordos de exclusividade com 30 distribuidores exclusivos para atender os pequenos e médios varejos. “Queremos chegar a 45”, diz Marco Aurélio Guerreiro de Souza, presidente da companhia. O objetivo é ampliar a presença de seus produtos nas lojas de menor porte.
Com essa mudança, a Bombril terá que investir em centros de distribuição. Em 2011, vai dobrar o espaço de seu CD em Recife (PE) e em dezembro começa a ampliar a área do CD na Rodovia Anchieta, em São Paulo.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

Postar um comentário