quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Grandes varejistas devem contratar 92 mil temporários para o fim de ano

As grandes redes de varejo do país esperam contratar 91,8 mil trabalhadores temporários para reforçarem o quadro neste fim de ano. O número equivale a 27% do total da força de trabalho de 35 varejistas que fazem parte do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo). As empresas têm faturamento anual estimado em R$ 100 bilhões.

"Devemos ter um dos melhores Natais dos últimos três anos e vamos reforçar o número de funcionários", afirma Fernando de Casto, conselheiro do IDV.

O crescimento nas vendas reais no último trimestre do ano é estimado em 11,1% na comparação com o mesmo período em 2009, o melhor desempenho desde 2007, quando começou o levantamento do IDV.

Segundo Valdemir Colleone, conselheiro do instituto e diretor de relações com o mercado da Lojas Cem, cerca de 10% dos temporários costumam ser efetivados após o período de festas. "Os que apresentam o melhor desempenho normalmente são mantidos, até porque sempre há necessidade de contratação da empresa com o crescimento das vendas", afirma.

O setor varejista espera ter em 2010 o melhor resultado anual desde 2007, segundo levantamento do IDV divulgado hoje. A projeção é registrar aumento real de 7,8% nas vendas neste ano, percentual ligeiramente superior ao que foi registrado em 2009 (7,7%).

Entre os fatores apontados para o bom resultado no ano estão o aumento da renda e o acesso ao crédito.

Presente de Natal

O conselheiro do IDV e diretor das Lojas Cem afirma que entre os produtos que serão mais procurados neste Natal estão as TVs de tela fina, os mp3 player (especialmente o iPod) e os smartphones (como o iPhone).

O segmento de bens duráveis (móveis, eletrodomésticos, material de construção) projeta as maiores taxas de crescimento nos próximos meses, sendo 16,5% em novembro e 16,7% em dezembro, ambos na comparação com o mesmo período no ano passado.

Outro segmento que também tem expectativa positiva é o de bens não duráveis (alimentação, farmácia, perfumaria etc.), que espera crescimento de 11,2% nas vendas em novembro e 9,1% em dezembro.

As empresas associadas ao IDV são: Bob's, C&A, C&C Casa e Construção, Carrefour, Casa Show, Droga Raia, Drogasil, Decathlon, DPaschoal, Fnac, Grupo Dimed-Panvel, Grupo Pão de Açúcar, Insinuante, Itapuã Calçados, Kalunga, Leo Madeiras, Leroy Merlin, Livraria Cultura, Livraria Saraiva, Lojas Cem, Lojas Leader, Lojas Renner, Lojas Riachuelo, Lojas Marisa, Magazine Luiza, Mmartan, O Boticário, Pernambucanas, Polishop, Quero-Quero Casa e Construção, Ráscal, Telhanorte, Tok&Stok, Walmart e Gouvêa de Souza&MD.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário