terça-feira, 30 de novembro de 2010

E-commerce deve crescer 25% em 2010

O faturamento do canal ficou em R$ 7,8 bilhões no primeiro semestre deste ano. A previsão é de que o setor feche 2010 com crescimento de 25% em relação a 2009, atingindo R$ 14,6 bilhões. Segundo a Fecomércio-SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em estudo da e-bit, o número de consumidores online deve passar de 17,2 milhões em 2009 para 23 milhões de internautas até dezembro.

Um motivos para a expansão do segmento é o sucesso dos sites de compras coletivas no País. O tíquete médio dessa modalidade já é superior a R$ 30. Nesse formato, os compradores cadastrados recebem propostas de descontos dos lojistas. No entanto, a promoção só vale se um número mínimo de internautas bancar a promoção em um período determinado.

De olho nesse mercado, o empresário Felipe Murta e mais dois sócios lançaram o site de compras em grupo Vitrine Coletiva. “A intenção é aproveitar uma oferta para divulgar um produto ou serviço e a própria marca dos parceiros”, explicou Murta. Com investimento de R$ 100 mil, o site já conta com uma estrutura de 12 funcionários e atuará, inicialmente, apenas na cidade do Rio de Janeiro. A ideia é trabalhar com descontos entre R$ 35 e R$ 85. A previsão é movimentar cerca de R$ 500 mil em um ano e reinvestir até 60% na própria empresa.

Já a papelaria Paperchase, 20 anos no mercado, abriu seu braço online em 2007 para vender os mesmos produtos da unidade física, que fatura R$ 1,4 milhão. Durante 2009, o site, com tíquete médio de R$ 148, faturou R$ 22 mil. A previsão para 2010 é chegar a R$ 25 mil.

Em 2011, a Paperchase vai investir cerca de 40% da receita prevista na plataforma digital. “Vamos investir em navegabilidade, conteúdo e atuação nas redes sociais”, adiantou Álvaro Real, gerente de marketing da empresa. O site também ganhará novas ferramentas de apresentação de produtos, como vídeo e fotos em 360 graus. “A novidade vai tirar dúvidas do internauta na hora da compra.”
Fonte: Valor Econômico

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