terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Você aceitaria ser um camelô virtual?

Não é novidade que qualquer empreendimento sem planejamento está fadado ao fracasso ou, no melhor dos casos, a se manter estável, sem crescimento até seu empreendedor se cansar e desistir do negócio.

Quando converso com empresários que querem iniciar uma loja virtual ou que sentem necessidade de ampliar uma já existente, procuro, antes de tudo, saber o que significa para eles ter um empreendimento virtual. Tento mensurar o grau de importância que é atribuído ao projeto virtual em comparação a outros empreendimentos que os empresários já possuem, como lojas físicas.

A empolgação para lançar ou expandir seus negócios no ambiente virtual é notável, afinal, é um setor que cresce anualmente a taxas com dois dígitos. O primeiro pensamento é sempre: “Vamos lucrar muito!”. Uma postura positiva é essencial para novos projetos. Como consultor, cabe a mim incentivar e pontuar alguns passos. Assim, costumo dizer: “Show de bola! A vontade de fazer a coisa acontecer é um excelente começo. Você sabe como fará isso?”.

Geralmente, as respostas ficam em torno das seguintes ideias: “tenho muita experiência com meu comércio e agora quero apenas fazer um site para colocar meus produtos na internet”; ou “não pensei muito nisso, mas acho que não deve ser tão difícil assim”.

É verdade que não é mesmo tão difícil, mas se a tarefa não for planejada e não tiver o investimento correto, dificilmente crescerá. Precisamos pensar que atenderemos ao público consumidor de maneira muito mais extensa e nesse ponto, se isso não for levado em conta, certamente estamos fadados a atendê-los de forma amadora, tal qual um camelô, sem base, sem planejamento, sem conhecimento, sem experiência e muito menos credibilidade.

Abrir uma loja virtual não é tão diferente de abrir uma loja de rua ou de shopping, mas há pontos que merecem muita atenção. A base é a mesma, mas o projeto é diferente, afinal, estamos lidando com muito mais consumidores do que quando falamos em lojas físicas.

Em um ponto físico, há preocupação com cada detalhe: ambiente atraente e convidativo, postura e habilidade dos vendedores para que tenham bom desempenho nas vendas, equipes responsáveis pelo financeiro, administrativo, tributário, compras, marketing etc. Enfim, tudo deve funcionar em prol do crescimento da empresa, certo?

Parece óbvio, mas nem sempre o empresário age assim quando pensa em abrir sua loja na internet. No ponto virtual, o foco parece sempre ser o máximo de lucro como mínimo de investimento. E esse mínimo de investimento muitas vezes impede que a operação virtual rume ao crescimento. O empresário parece não acreditar que esse segmento exige investimentos. E é aí que eu percebo que para ele o negócio virtual não tem tanta importância quanto o seu negócio físico. E isso é preocupante.

Onde quero chegar com esse raciocínio? Bem, se você está convencido que para ter uma loja física bacana precisa de um ponto legal, precisa de bons vendedores, além de fazer a propaganda de maneira certa para ter resultados, sabe que esse investimento não é baixo e nem único, que consome boa parte da receita da empresa, é contínuo e dá resultado, eu pergunto: por que então os empresários pensam diferente em relação às lojas virtuais? Por que acham que realizar um investimento inicial para desenvolver a loja, não planejar e investir em todas as outras atividades necessárias para o negócio deslanchar é o mais correto a fazer? Quanto é investido em uma boa loja física para que ela comece a dar retorno?

Geralmente as lojas virtuais têm o potencial de serem mais lucrativas que a loja que mais fatura em uma rede física. O empresário até acredita nisso, mas não ao ponto de investir na sua loja virtual, que tem todo este potencial de faturamento, o mesmo que investe mensalmente para, no mínimo, manter sua melhor loja física funcionando. Mas ainda assim espera resultados melhores. Incoerente, não?

Faça essa conta. Quanto você gasta com aluguel, funcionários, estoque, fundo de marketing de uma loja física? É um bom dinheiro, certo? Bom, se você tem esse número em mãos, sabe a porcentagem que ele representa do faturamento desta loja física. Esteja certo que, na sua loja virtual, você também investirá mensalmente uma porcentagem parecida e, dependendo das expectativas, até mais, para fazer o negócio andar e que levará um tempo para você ter de volta o que investiu. Mas também saiba que você está fazendo a coisa certa. Você está se planejando e dimensionando para crescer.

Se você não fizer isso, certamente não crescerá e após alguns meses cansará da brincadeira, como disse no início. Quem não realiza um bom planejamento para fazer os investimentos corretos, terá uma loja virtual que não transmite credibilidade, que não oferece conforto e comodidade, além de produtos e serviços de qualidade.

Se o processo fosse inverso, e você quisesse migrar do mundo virtual para o físico, agindo desta maneira você facilmente perceberia que não abriria uma loja física de qualidade. Você abriria uma banquinha de camelô. Como tenho certeza que não iria querer isso para sua loja física, por que iria querer isso para sua loja virtual?

Quando for iniciar sua operação de loja virtual, pense em tudo isso. Não deixe sua marca, forte no mundo real, parecer um camelô no mundo virtual.


Rafael Forte é Diretor de Atendimento da WX7, empresa de desenvolvimento de soluções web
rafael.forte@wx7.com.br

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