sábado, 26 de fevereiro de 2011

Email-marketing é a ferramenta preferida das empresas


Utilizado por 78% dos entrevistados, recurso consome até 10% do budget de marketing direto, segundo estudo da Abemd

O email-marketing é o instrumento mais usado por 78% das empresas entrevistadas em novo estudo da Abemd (Associação Brasileira de Marketing Direto), divulgado na quarta-feira (23). Realizado pela Simonsen Associados entre os meses de dezembro de 2010 e janeiro de 2011, o estudo envolveu 68 empresas prestadoras de serviço de marketing direto e empresas usuárias e clientes.

O levantamento apontou ainda que cerca de 45% investem até 10% do seu budget de marketing direto no canal. Para 50% das empresas, o email é responsável por trazer até 10% da receita total.

Dos entrevistados, 29% fazem de 10 a 50 campanhas mensais, utilizando o email marketing como ferramenta. Mais um dado do segmento é que 14% das empresas ouvidas enviam mais de 1 milhão de emails e outros 17% entre 500 mil e 1 milhão.

De acordo com Efraim Kapulski, presidente da Abemd, o estudo ressalta o crescimento significativo da ferramenta e sua utilização cada vez mais frequente para estreitar relacionamento e diálogo com seus mercados.

As empresas também foram questionadas em quais as atividades mais utilizam o envio de emails: 36% o exploram para promoção, 33% para vendas, 31% para ações de relacionamento, e 31% das empresas também responderam que utilizam o e-mail marketing para envio de conteúdo, newsletter e artigos.

Quanto à segmentação do público para o envio de email marketing, os números revelam sua importância: 74% das empresas dizem utilizar essa estratégia para atingir o consumidor. Entre os critérios de segmentação utilizados estão: 79% avaliam o comportamento prévio, 69% atentam para informação demográfica e 29% utilizam informação psicográfica.

O levantamento aponta ainda que 65% das empresas utilizam a ferramenta para atingir clientes atuais e 35% para conquistar clientes potenciais.

Para medir os resultados das ações, 90% das empresas dizem avaliar o retorno de erros, 81% contabilizam a abertura das mensagens, 81% observam a taxa de conversão, 69% medem o número de cliques e 69% a taxa de visitação ao site.

A pesquisa também mostrou que 60% das empresas ouvidas pretendem investir em uma solução de email marketing, sendo que 31% delas pretendem fazê-lo em caráter de urgência, ou seja, nos próximos três meses.

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