quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Quase metade das categorias teve queda de preço em 2010

Das 139 categorias de consumo em larga escala analisadas pela Nielsen, 45% apresentaram redução de preços entre dezembro, janeiro e fevereiro de 2009 até junho, julho e agosto de 2010. No período anterior, apenas 36,7% dos itens haviam registrado queda no valor de venda ao consumidor.

A cesta de perecíveis é a principal responsável pelo resultado. Itens como petit suisse e margarina apresentaram importantes reduções de preço, respectivamente de 7,4% e 5,1%. Na mercearia, um dos produtos mais importantes para as vendas do setor, o leite asséptico, foi vendido 6,7% mais barato do que no período anterior e, com isso, elevou o volume de vendas em 6,8%. Em compensação o açúcar, outro item básico, registrou reajuste de 39,9% nos preços.

Outro departamento em que os preços caíram consideravelmente foi a mercearia salgada. Quem comprou farinha de trigo no período analisado pagou 14,9% a menos, enquanto as etiquetas de preço na gôndola de óleos e azeite apresentaram valores 8,9% inferiores.

Entre os produtos de limpeza, dois itens se destacaram em termos de redução de preço: sabão em barra (-7,3%) e lã de aço (-6,7%). Nas vendas, destaque para os concentrados de limpeza, com crescimento de 22,8%, impulsionado pela comercialização da linha multiuso e perfumada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário