segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estratégia do marketing de experiência estimula consumo

Comunicar e fortalecer os atributos de uma marca através do estímulo emocional. Esta é a proposta da music branding, ou ambientação musical. Baseada nas associações afetivas, imaginárias e sensoriais, a música influencia o estado de espírito, o comportamento, as emoções e, até mesmo, o consumo.

Forma de arte e expressão que combina sons, a música atravessa fronteiras, culturas e credos influenciando as pessoas ao longo da história. Ao utilizá-la como experiência sensorial, o varejo obtém resultados positivos. A afirmação está embasada na experiência da ListenX. Há oito anos no mercado, a empresa desenvolve soluções customizadas para proporcionar uma atmosfera mais agradável nos ambientes, além de contribuir para incrementar o valor agregado das marcas.

Alexandre Casanova, diretor da ListenX, explica: “O music branding é uma ferramenta imprescindível para estimular a permanência dos clientes nos ambientes, sejam eles lojas, restaurantes, academias e até hotéis. Através da análise do perfil dos frequentadores, bem como da faixa etária e classe social é possível customizar uma programação musical inteligente, alinhada à estratégia de marketing”, arremata.

Música e energia

Ao se especializar em soluções sob medida para atender as especificidades de diversos segmentos, a ListenX desenvolveu uma metodologia exclusiva para avaliar o nível de energia da música. A unidade classifica a influência física e emocional que cada melodia exerce sobre o ser humano.

Casanova explica: “A extensão do nível de energia contido em cada música pode sofrer variações e, de acordo com o segmento de atuação da empresa e o ambiente pode impactar de maneira diferente nos diversos perfis de público”, esclarece. “Por isso, é fundamental montar uma estratégia específica para cada estabelecimento considerando o público consumidor, os horários de pico, a proposta de marketing e os atributos da marca”.

Para o executivo, o conhecimento do perfil dos consumidores é imprescindível para o desenvolvimento de uma programação musical alinhada à comunicação da empresa e a percepção da marca por parte dos clientes.

“Com isso, o conteúdo veiculado muda ao longo do horário de atendimento, conferindo um ambiente ainda mais agradável e atraente, propício ao consumo com menor custo psíquico (percepção de tempo e esforço)”, finaliza.
Fonte: Varejista

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