quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Em dois anos, atacarejo atraiu 3 milhões de lares

A maior frequência de visitas ao ponto de venda, sobretudo por parte dos consumidores das classes média e baixa, impulsionou o crescimento das lojas do segmento cash & carry, conhecido como atacarejo. A conclusão é de um levantamento realizado pela Nielsen entre novembro de 2008 e outubro de 2010. Segundo a pesquisa, o formato atraiu novos consumidores de mais de três milhões de lares nos últimos dois anos. O aumento no gasto médio por compra também teve influência positiva no desempenho desse modelo de loja.

Entre novembro de 2009 e outubro de 2010, as famílias de classe baixa aumentaram em 16% o número de visitas a lojas de atacarejo, em comparação com o período anterior. O gasto médio do público de menor renda também apresentou alta de 17%. No mesmo intervalo de meses, a classe média elevou em 14% a frequência de visitas a esses pontos de venda e em 19% os gastos nas lojas de cash & carry.

Do total das vendas do formato, a classe média responde por 45%. O restante fica dividido entre o público de alta e de baixa renda, com participação de 28% e 27%, respectivamente. Com 26% de participação, o Nordeste lidera as vendas do formato por região, seguido da Grande São Paulo (23%) e interior de São Paulo (20%). Grande Rio de Janeiro e região Sul ficam com a menor fatia do segmento, com participação de 3% e 8%, respectivamente.

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