sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Varejo visa maior faturamento no Natal

A maioria dos empresários da rede varejista do País projeta vender mais neste Natal do que em igual período do ano passado. É o que revela pesquisa da empresa de consultoria Serasa Experian com 1.000 executivos do setor. Para 69% dos consultados, o faturamento crescerá. Em 2009, 53% esperavam aumento nas vendas.
Os mais otimistas estão no segmento de grandes empresas e somam 87%. Entre os representantes do varejo de médio porte, a parcela dos que acreditam em bom desempenho alcançou 77% e nas pequenas companhias o percentual é de 67%.
Os entrevistados do Nordeste são os mais confiantes (81%). O percentual de otimistas é de 68% no Norte, Sudeste e Sul e de 57% no Centro-Oeste.
Na avaliação desses empresários, os presentes preferidos deverão ser roupas, calçados e acessórios (30%), seguidos de celulares (23%), eletrônicos (20%), brinquedos (9%) e eletrodomésticos (7%).
Os consumidores deverão escolher produtos no valor entre R$ 51 e R$ 100, na opinião de 34% dos consultados. Para 33%, vão prevalecer as compras de artigos com preços até R$ 50. Os gastos de R$ 100 a R$ 200 foram estimados por 18%.
Os percentuais caem à medida que os valores sobem: 8% preveem compras na faixa entre R$ 201 e R$ 300; 4%, entre R$ 301 e R$ 500; e 3%, acima desse valor.
Pelas previsões do setor, mais da metade das compras será paga à vista (51%), o que representa pequeno decréscimo em comparação à sondagem feita no ano passado (52%).
O uso do cartão de crédito deve aumentar, passando de 22%, em 2009, para 25%, neste ano, com parceladas em até três vezes. Já o pagamento em dinheiro deve cair de 41% para 36%.

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