sábado, 5 de junho de 2010

POPAI Brasil revela em pesquisa inédita o comportamento e perfil do consumidor brasileiro no canal da construção

O POPAI Brasil acaba de concluir a pesquisa “Comportamento do Consumidor em Lojas de Materiais de Construção e Home Centers”, que envolveu 1.950 entrevistas nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Elaborado com o objetivo de conhecer melhor o comportamento do consumidor no ponto-de-venda desses estabelecimentos, o estudo avaliou, entre outros temas, o grau de influência das ações de merchandising e do material promocional do PDV nas decisões de compra. O trabalho de campo foi conduzido de janeiro a abril de 2009 pela TNS Research International, líder mundial no segmento de pesquisas Ad Hoc. A metodologia seguiu os padrões internacionais POPAI – The Global Association For Marketing At Retail, que envolve duas etapas principais, os períodos pré e pós-compra.

O estudo constatou que, em relação ao perfil profissional, os compradores de material de construção são, em sua maioria, do sexo masculino. Porém, ao analisar o perfil dos consumidores finais, observou um equilíbrio entre ambos os sexos. Revelou, também, que os consumidores têm preferência pelo atendimento com vendedores e isso se aplica tanto ao perfil consumidor final quanto ao profissional. Esse dado demonstra que o canal de construção brasileiro ainda está muito distanciado do sistema de auto-serviço. O fato pode ser explicado pela natureza dos itens vendidos, uma vez que, grande parte exige explicação técnica e garantia de recomendação de profissionais que conhecem as categorias.

Outro resultado extraído do estudo é o alto o índice de efetivação de compra nesses canais: apenas 25% dos entrevistados saíram da loja sem comprar nenhum item. Percebeu-se também, que os consumidores domésticos são mais suscetíveis às compras de impulso do que os profissionais, principalmente pelo fato destes últimos terem maior familiaridade com as categorias e, portanto, maior planejamento e foco no momento da compra.

Indicadores do levantamento mostram, ainda, a necessidade de a indústria trabalhar de forma mais efetiva os materiais de merchandising para que possa cumprir o papel de informar e, especialmente, de converter consumidores eventuais em clientes fidelizados.

O material é direcionado aos interessados em aprofundar conhecimento sobre o setor e àqueles que pretendem encontrar novas formas para comunicar e construir seus produtos e marcas, uma vez que esse canal oferece um cenário rico em potencialidades para a exploração de formatos e técnicas de merchandising e construção ou consolidação da marca.

Os interessados no levantamento poderão adquiri-lo junto ao POPAI, a partir de novembro próximo. A entidade comercializa o material na versão integral, ou a partir da apresentação dos dados da pesquisa no Workshop que acontece no próximo dia 11 de novembro. No evento, os participantes terão um panorama dos principais dados do estudo no canal de construção, ministrados por Martha Terenzzo, vice-presidente do núcleo de pesquisas do POPAI Brasil, e Marcello Portela, diretor do núcleo de pesquisas da entidade. Para adquirir a pesquisa ou se inscrever no workshop os interessados devem entrar em contato com associação pelo telefone: (11) 3016-9777 ou pelo endereço pesquisa@popaibrasil.com.br.

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