quarta-feira, 16 de junho de 2010

Frio aumenta vendas em até 70%

Basta a temperatura cair um pouco para que os tradicionais produtos de inverno comecem a registrar aquecimento nas vendas. Eletrodomésticos e portáteis como aquecedores de ar, lavadora e centrífuga de roupas, chapinhas e secadores de cabelo já registram forte aquecimento nas vendas neste mês.

Para se adequar à nova rotina de consumo da população, uma rede varejista da região está fazendo pedidos aos fornecedores com maior frequência. O gerente de compras de bazar e eletro da rede, Edson Rodrigues, afirma que os bens duráveis tiveram alta de 72% nas vendas até o dia 13, com destaque para os aquecedores.

"Estamos fazendo as encomendas com certa antecedência para não correr o risco de ficar sem produtos mais para frente, pois a venda está forte, indicando tendência de desabastecimento", afirma. Por enquanto, as entregas estão acontecendo com regularidade.

Na tentativa de instigar a compra, a supermercadista criou espaços dentro das lojas que destacam esses produtos. Outro item que os clientes estão levando mais para casa são as garrafas térmicas, cuja saída aumentou 58% em relação ao mesmo período do ano passado.

VESTUÁRIO

Outra categoria que tem respondido bem às temperaturas mais baixas é a têxtil. Apenas em uma grande rede varejista, as pashminas (conhecida popularmente como manta) deverão ter alta de 50% no volume de vendas quando comparado a 2009, seguido pelas meias (30%) e confecções femininas (15%).

Mantas e edredons também deverão esquentar os resultados da categoria com incremento de 60% frente ao inverno passado. Enquanto as pantufas deverão ter procura dobrada na estação mais fria do ano.

Em outra rede do setor, a perspectiva é que a comercialização sazonal de secadoras e centrífugas seja 30% maior neste ano. Para os aquecedores de ar a estimativa atinge a casa dos 50% frente a igual período do ano passado.

BEBIDAS

Outra categoria que está elevando o lucro dos supermercadistas é a de bebidas alcoólicas, também considerado reflexo dos eventos de festa junina. Até a semana passada, a procura por destilados nas lojas de uma rede francesa foi 20% melhor quando comparada à 2009.

Segundo o gerente nacional de categoria para vinhos e destilados Carlos Eduardo Saco, o resultado é atribuído à campanha promocional de inverno, que aconteceu um pouco mais cedo neste ano. "O frio é importante para a área de vinhos, tanto que projetamos crescimento médio de 20% no período", diz. Quanto mais tempo a Seleção Brasileira ficar na Copa, o consumo é maior.

Para alavancar a venda dos itens considerados mais sazonais, outra varejista fez ação do Dia dos Namorados focada em itens ligados ao inverno. Somente em vinhos o desempenho teve alta de 30%.
Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário:

Postar um comentário