sábado, 12 de junho de 2010

Hortifruti

Com doses exatas de sonho, acaso, senso de oportunidade e dedicação ao trabalho, a Hortifruti se tornou a maior empresa varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil. A história da rede teve início em 1982, quando Paulo Hertel decidiu abrir a loja “Feira da Economia”, em Vila Velha, no Espírito Santo.

“O início da empresa tinha uma proposta bem despretensiosa. O estilo era de uma loja low price, inspirados no modelo sacolão, onde a maioria dos produtos eram vendidos a quilo (antes, à dúzia), preço único e embalados numa única sacola. Daí o termo sacolão. De lá pra cá, adotamos uma proposta totalmente diferente, onde novos produtos e serviços foram acrescentados”, afirma Fábio Hertel, diretor executivo da empresa.




Assim, com duas décadas de vida, a Hortifruti conseguiu revolucionar a maneira de cariocas e capixabas fazerem suas compras, tornando-se um referencial para as pessoas que procuram alimentos frescos e de qualidade. Atualmente, a rede possui cerca de 21 lojas (4 no Espírito Santo e 17 no Rio de Janeiro) modernas e agradáveis, que proporcionam um experiência de compras única aos clientes. Além de frutas, verduras e legumes, a marca também comercializa cereais, sucos, doces, biscoitos caseiros, condimentos e produtos importados.

Mas, para manter a qualidade de seus produtos e serviços, a Hortifruti precisa vencer desafios diários. “Trabalhamos com perecíveis. Imagine abastecer as lojas com todos os produtos, todos os dias? Uma correria contra o tempo. O maior desafio é confeccionar os pedidos, considerando as condições climáticas das regiões produtoras e cidades onde temos lojas. Se chove ou esfria, tudo muda. Tudo isso tendo que otimizar as cargas para que nossos 120 caminhões viagem sempre cheios. A maioria das cargas viaja durante a noite, período mais fresco, para que bem cedinho, todas as lojas recebam os produtos fresquinhos”, diz Fábio.




Com uma logística bem estruturada e um atendimento de excelência, a empresa ainda encontra tempo para inovar. Entre as novidades deste ano, estão: o lançamento do primeiro squeeze de água de coco natural no Brasil, o relançamento do Cartão Hortifruti (cartão de crédito private label), a abertura de mais uma loja no Rio e o lançamento da edição número dois da revista “Vida Leve”.

O segredo para o sucesso da empresa? Além de muita iniciativa é saber lidar com pessoas, tendo coragem para apostar sempre na inovação.


“Não lidamos com números, mas com pessoas. Acreditamos que gente simples pode realizar grandes coisas.”, finaliza o diretor executivo da Hortifruti.

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