domingo, 23 de maio de 2010

Visual Merchandising em Shopping Centers


Um cliente tem sempre uma expectativa diferenciada, não importando o valor da compra que ele pretende realizar. Dessa forma, surpreender as expectativas deste consumidor com um ambiente que associe fortemente consumo, emoção e prazer pode ser determinante para o sucesso das vendas e a fidelização dos clientes. Uma ferramenta poderosa para se atingir tal objetivo é o visual merchandising, ou arquitetura promocional.

Esta ferramenta busca falar aos cinco sentidos para transformar as compras em uma experiência sensorial, uma vez que as pessoas sofrem influência direta do ambiente em que se encontram. Cores, sons, aromas e energias provocam uma troca de sensações muitas vezes imperceptível, mas de grande influência sobre as decisões de compra.

O visual merchandising une o tema e o conceito da marca e tem como meta criar identidade logo no primeiro olhar. Num primeiro momento, o cliente é atraído pela fachada e pela vitrine, encontrando nos produtos expostos um conceito estimulante para ele. Depois, entra na loja e percebe que o ambiente é coerente com o que ele viu lá fora.

A proposta do visual merchandising é relativamente nova no Brasil. Por isso, ainda é pequena a fatia do comércio que encara essa ferramenta como um investimento e não como despesa. Aprendi na minha disciplina de varejo no MBA como é importante investir nessa boa prática.

É importante deixar claro que não se trata de ter sempre uma loja toda construída em materiais caros, mármores importados, espelhos bisotês, móveis assinados, xícaras de porcelana chinesa ou copos de cristal. Dependendo do público-alvo a ser atingindo, um visual suntuoso demais pode até inibir e distanciar o cliente. É importante afinar as opções pelo estilo e materiais do visual merchandising com o perfil de público do nosso negócio.

Que venha a era da inovação em vitrines e no varejo de maneira geral.


CLÁUDIO OLIVEIRA

ALUNO DO IVAR

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