sexta-feira, 28 de maio de 2010

Brasileiros aumentam o consumo e as dívidas

A retomada do crédito no período pós-crise elevou em 40% o número de brasileiros com dívidas acima de R$ 5 mil. Além disso, 25,7 milhões de consumidores brasileiros recorreram a empréstimos com valores acima desse valor, ou seja, cerca de 20% dos brasileiros com mais de 16 anos têm dívidas que equivalem a, pelo menos, quatro vezes a renda média nacional mensal, segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta terça-feira, dia 18.

De acordo com o professor de finanças da FGV-EAESP, Fabio Gallo Garcia, a compra de bens duráveis é um dos motivos para esse endividamento dos consumidores brasileiros.

- Atualmente, os consumidores têm grande propensão ao consumo de bens duráveis como carros, motos, TVs de tela plana e computadores, que custam mais de R$ 5 mil. Somando-se a isso, há também a falta de planejamento financeiro, que contribui ainda mais para o aumento do endividamento.

Segundo Garcia, a tendência para os próximos meses é que o governo adote medidas para inibir a aceleração do consumo. “As autoridades monetárias já começaram a lançar mão de instrumentos para segurar o crescimento do consumo e, potencialmente, reduzir o endividamento. Um exemplo dessas ferramentas é o aumento da taxa Selic, que acarreta a alta dos juros.”

Para finalizar, o professor aconselha que é preciso fazer um planejamento financeiro familiar rigoroso. “É necessário construir o orçamento familiar, considerando todas as receitas e despesas da casa. Com base nessa organização, deve ser verificado em que itens é possível economizar e só fazer novas dívidas que de fato caibam no bolso", explica Garcia. E exemplifica: "Se você está pensando em comprar a casa própria, não pode comprometer mais do que 30% da renda mensal para o pagamento das prestações. Para a compra do carro, apenas o que couber no orçamento, já descontando todos os gastos que o carro traz como combustível, seguro,estacionamento,revisão mecânica”.

Fonte: JB Online


CLÁUDIO OLIVEIRA

ALUNO DO IVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário