domingo, 23 de maio de 2010

Mulheres no comando


Segundo o diretor técnico do Sebrae Nacional, Luiz Carlos Barboza. Hoje, já há equilíbrio no número de homens e mulheres no comando de empresas.

A avaliação do diretor técnico do Sebrae foi feita com base na pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM 2008), divulgada este ano pela Instituição. Em 2008 não houve diferença significativa entre porcentuais de homens e mulheres que empreendem. Nesse ano a taxa de empreendedorismo dos homens ficou em 54% e a das mulheres em 46%. Segundo Barboza, mulheres possuem características próprias, que fazem à diferença na hora de gerir um negócio. Elas, por exemplo, sabem lidar melhor com o atendimento pessoal. Por isso, elas estão à frente de negócios relacionados à educação, beleza e moda”.

Ainda de acordo com o diretor do Sebrae, não existem procedimentos diferentes para homens e mulheres na hora de gerir um negócio. Por isso, o Sebrae não faz diferenciações de gênero na hora de capacitar os candidatos a empreendedores ou já empresários. “A única ação diferenciada que fazemos é divulgar casos de sucesso de empreendedorismo feminino”, explica Barboza.

O Sebrae também promove o Prêmio Mulher de Negócios. A premiação reconhece trajetórias pessoais e profissionais de empreendedoras de sucesso. Um total de 3.047 mulheres vão participar da edição deste ano do prêmio.

Três exemplos de mulheres bem sucedidas nos negócios são:
- Luiza Trajano do Portal de Varejo on-line Magazine Luiza
- Nega Giza da Central Única das Favelas, CUFA
- Lucilla Newman do site Época cosméticos


CLÁUDIO OLIVEIRA

ALUNO DO IVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário