domingo, 23 de maio de 2010

King Gillette, um exemplo de empreendedor nato


Aos 40 anos, King Gillette era um inventor frustado, um anticapitalista amargurado e um vendedor de tampas de garrafa revestidas de cortiça. Apesar de todas as ideias, energia e dos pais ricos, seu trabalho rendia poucos frutos. King atribuía a culpa a diabólica concorrência no mercado.

Seu chefe na empresa de tampas de garrafas, um dia deu um conselho a ele: invente algo que as pessoas usem e joguem fora. Numa manhã, enquanto King estava fazendo a barba com uma navalha muito gasta, percebeu que a essa navalha poderia ser na verdade uma fina lâmina de metal e assim que perdesse o fio, os homens poderiam comprar uma nova lâmina.

Foi assim que surgiu a Lâmina de barbear descartável, a Gillette que conhecemos!

A grande questão não é como surgiu a Gillette, mas como King fez para comercializar esse novo produto no mercado. O sucesso do que conhecemos hoje como uma grande “marca de valor” (Gillette), não foi imediato. Seu primeiro ano, 1903, os números mostravam vendas de apenas 51 aparelhos e 168 lâminas. Ruim para o início de qualquer negócio

Gillette resolveu oferecer o produto com um preço super promocional para empresas parceiras darem como “presentes”. Os bancos davam o produto como um “plus” sempre que eram feitos novos depósitos. Além de bancos, Gillette era dado como brinde em quase tudo. Você comprava algo e ganhava grátis uma lâmina de barbear descartável. Foi essa ação que ajudou a Gillette a se tornar um produto necessário ao mercado. Ao vender barato, o produto para parceiros que davam os aparelhos de graça, ele criava demanda por lâminas de barbear descartáveis.

Uns dizem que a história acima é um mito urbano. De qualquer forma, essa história mostra um verdadeiro exemplo de empreendedorismo e acima de tudo mostra como “o grátis” pode fucnionar e pode beneficiar alguns mercados e empresas. Parte dessa história está no livro “Free” de Chris Anderson, o mesmo autor do best seller “The Long Tail”.

Assim como em 1903, Gillette já inovava em sua política de preços. Hoje, muitas empresas como o google, oferecem produtos grátis e nem por isso, deixam de ser empresas milionárias. Fica então a dica de uma ótima leitura. “Free – O futuro do preços“.

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