quinta-feira, 19 de maio de 2011

INOVAÇÃO NA CADEIA DE LOGÍSTICA

medida que as empresas tentam criar uma vantagem competitiva no atual mercado global com tantas opções, algumas tendem a enfatizar seus serviços, enquanto outras focam no preço e na eficiência. Mas, no final, todas têm as mesmas metas essenciais para o crescimento das vendas e da lucratividade a longo prazo: diferenciar-se e oferecer valor aos clientes.
A inovação na cadeia de fornecedores pode gerar valor para os clientes através do aumento da eficiência, garantindo fornecimento confiável e possibilidade de preços competitivos. As estratégias descritas neste artigo mostram como a Dow Corning maximizou sua capacidade de fabricação e reduziu custos, fornecendo aos clientes os produtos, os preços e a praticidade que eles desejavam por meio de um modelo de negócios na web, a XIAMETER®.

Passo a passo

A primeira estratégia deste modelo é ter regras comerciais claras que criem eficiência intrínseca. Uma dessas regras estipula requisitos obrigatórios de tempo de processamento (lead time) de pedido. Os tempos de processamento necessários baseiam-se nas estratégias de estoque e produção sob encomenda. Os clientes se adaptaram a esse processo e a quantidade de entregas atrasadas caiu, o que é uma vantagem para todos.
A segunda regra comercial que aprimorou a eficiência na cadeia de fornecimento é o requisito de pedido mínimo. Em muitos casos, o pedido mínimo obrigatório e múltiplo no Xiameter.com é de paletes cheios. A eficiência que esse requisito criou nos deu a capacidade de vender com preços mais competitivos. Embora essa abordagem não atenda diretamente às necessidades de todos os clientes, nossa rede de distribuição global oferece flexibilidade para todos que precisarem.
A terceira estratégia envolve a eficiência na padronização e na consolidação do transporte. As quantidades mínimas de pedido promovem o uso eficiente dos depósitos com a utilização total do espaço disponível. Da mesma forma, os preços são cotados com base em quantidades eficientes e lógicas de um único produto, com uma mesma data de remessa.
Com a consolidação de pedidos e entrega em caminhões ou navios cheios, podemos limitar o número de remessas e reduzir os custos de transporte. Tudo isso aprimora a utilização dos ativos. Além disso, as empresas que conseguem encontrar uma maneira de padronizar produtos e processos podem gerar economias significativas. Assim como oferece “produtos padrão”, a marca XIAMETER® oferece também “processos padrão”, como nossa estratégia padronizada para os Incoterms, por exemplo. São oferecidos “serviços padrão” de depósito, como o empacotamento termo-retrátil, mas são evitadas solicitações personalizadas, como etiquetas especiais ou lotes combinados.
Nossa quarta estratégia baseia-se na tecnologia da informação. A capacidade de chegar até os clientes online e incentivá-los com preços e ofertas especiais faz com que possamos gerenciar a demanda de acordo com o suprimento disponível e reagir rapidamente às diferentes condições do mercado. O site da XIAMETER opera em “tempo real”, vinculando diretamente o sistema de entrada de pedidos ao gerenciamento de planejamento de produção e inventário. Quando um cliente faz um pedido online, a fábrica é automaticamente notificada pelo SAP para produzir o material sob demanda.
Em troca pela conformidade com as regras comerciais, os clientes se beneficiam com os preços competitivos de mercado e a praticidade da compra online. A facilidade de uso do modelo de negócios tem sido um fator determinante na aceitação dos clientes. Eles podem conferir preços, obter informações sobre os produtos, fazer pedidos e verificar o status e histórico deles 24 horas por dia. Alguns clientes fazem pedidos à noite ou pela manhã e gostam de fazer isso a qualquer hora e em qualquer lugar. Temos inúmeros exemplos. Quando um gerente de fábrica se esqueceu de fazer um pedido antes de viajar de férias, ele fez todo o processo em poucos minutos em um cybercafé. Outra cliente fez um pedido grande pelo aparelho móvel, durante uma viagem, mantendo o estoque da fábrica cheio.
Segundos após fazer um pedido, o cliente recebe a confirmação do preço e da quantidade, junto com as condições de crédito e de frete, e a data de remessa, que é baseada na capacidade de fornecimento atual. Não há necessidade de ligar para o atendimento, enviar um fax com o pedido ou esperar a resposta. A maior parte da papelada foi eliminada, uma vez que toda a documentação relacionada ao produto e à entrega está no site e a plataforma de TI envia automaticamente confirmações, avisos de remessa, informações sobre alfândega e impostos e faturas em formato eletrônico. O trabalho termina no momento em que o cliente clica para finalizar o pedido.
Além disso, ele se beneficia da proteção de preços em seus pedidos, que podem ser feitos com até 90 dias de antecedência. Como os preços são baseados no mercado, os clientes podem fechar valores que podem estar mais baixos hoje do que no futuro. Se eles precisam de silicones padrão, pouco ou nenhum serviço técnico e podem planejar suas necessidades de material com antecedência, esse modelo de negócios é o ideal para suas necessidades. Com mais de 2.100 produtos, a empresa já é o maior portal mundial na web para a compra de materiais à base de silício padrão de alta qualidade.
A demanda para que os gerentes de cadeia de fornecimento reajam rapidamente às mudanças e reduzam os custos está mais forte do que nunca. Alinhar os negócios centrais da empresa com os recursos da cadeia de fornecimento é essencial. Além disso, é importante fazer um modelo de negócios bem sucedido desde o início e estar com os processos implantados para gerenciar as operações de acordo com condições externas sempre crescentes. A boa notícia é que as estratégias certas e a execução eficiente podem gerar um retorno imediato sobre o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário