quarta-feira, 29 de junho de 2011

Com preço em alta, cervejas perdem vendas

A venda de bens de consumo não duráveis no varejo cresceu em ritmo mais lento no primeiro quadrimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2010. Pesquisa da Nielsen com 134 produtos mostra um avanço de 2,3% em volume entre janeiro e abril, contra alta de 6,4% nos quatro primeiros meses de 2010.
Segundo o levantamento, o resultado reflete diretamente a queda na procura por bebidas, sobretudo cerveja, categoria cuja comercialização caiu 0,1% no primeiro quadrimestre – as vendas haviam crescido 14% no mesmo período de 2010. "Há, claro, a comparação com uma base muito alta. Mas a categoria é muito sensível a variações de preço", afirma Arlete Soares Corrêa, gerente de análises especiais da Nielsen.
O preço da cerveja, que já havia subido no final do ano, sofreu outro reajuste em abril, em razão do aumento de alguns impostos federais. Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que a bebida preferida dos brasileiros ficou 4,5% mais cara nos supermercados durante os primeiros meses do ano.
Na cesta de bebidas não alcoólicas, o crescimento das vendas entre janeiro e abril foi de apenas 3%. O resultado modesto tem relação com a queda na comercialização de refrigerantes no período.
Fonte: Valor Econômico

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