terça-feira, 12 de abril de 2011

Classe C será a principal compradora de chocolates na Páscoa

A classe C deve despontar entre a base de consumidores responsável pela maior parte dos gastos com bombons e chocolates na Páscoa deste ano. A terceira faixa da pirâmide econômica movimentará, em 2011, R$ 769 milhões, o equivalente a 40% do mercado sazonal de chocolates e bombons.

Respondendo por 39,1% desse mercado, e um valor da ordem de R$ 751 milhões, está a classe B, que irá segurar o segundo lugar nas compras da data. Já o consumo da classe A, onde se localizam os mais abastados, será equivalente a R$ 204 milhões - 10,6% do potencial de consumo desses produtos nesta época do ano. Por fim, as classes D e E ficam com a parcela de 10,3%, representando o valor significativo de R$ 197 milhões.

Os dados foram apurados pelo diretor da IPC Marketing Editora, Marcos Pazzini, ao puxar os primeiros números do IPC Maps 2011, banco de dados que mapeia anualmente (no mês de maio) cada um os municípios brasileiros por itens e categorias sociais de consumo do mercado.

Os dados apurados pelo pesquisador apontam que o comércio de bombons e chocolates, exclusivamente na Páscoa, devem movimentar o equivalente a R$ 1,9 bilhão no mercado nacional. Ao longo do ano, os gastos com doces em geral serão superiores a R$ 21 bilhões. Destes, R$ 5,2 bilhões somente no consumo de chocolates e derivados.

Páscoa

Embora pressionada pela alta dos custos da manteiga de cacau e do papel, a indústria de chocolate não irá repassar o percentual total deste aumento para o preço do ovo de Páscoa, que deverá ser mantido no mesmo patamar do ano passado.

Segundo a Apas (Associação Paulista de Supermercados), os produtos serão embalados em um papel mais fino, com o mecanismo de diminuição da gramatura da embalagem, para redução de valores ao consumidor.
Fonte: Info Money Pessoal

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