terça-feira, 1 de março de 2011

Ovos de páscoa: marcas tradicionais ainda são preferidas

Embora os hábitos de compra desta Páscoa tendam a ser diferentes do ano passado – os brasileiros devem adquirir produtos mais caros, por exemplo (veja matéria publicada na edição de março de SM), as preferência continuarão recaindo sobre as marcas mais tradicionais de ovos de chocolate.

De acordo com estudo da consultoria Around Research sobre comportamento de consumo, feito com exclusividade para SM, Nestlé e Lacta, mais uma vez, estão entre as mais valorizadas pelos consumidores na data. A Nestlé, por exemplo, continua no topo da lista com os mesmos 87% de preferência registrados no levantamento de 2010 (nesta questão, o respondente pode assinalar mais de uma alternativa). A Lacta tem 70%, cinco pontos percentuais a mais do que no ano passado.
Para a Nestlé, esse é o resultado de lançamentos programados anualmente para atender todos os públicos. Aliado a isso está um forte trabalho nos pontos de vendas e na mídia. A empresa ainda não divulgou quantos produtos vai lançar nesta Páscoa, mas espera um crescimento em linha com o mercado. A Lacta foi procurada e preferiu não falar sobre o assunto. Porém, já revelou que traz dezesseis novos ovos para a Páscoa 2011.

Simone Terra, consultora especializada em consumo, avalia que, além dos investimentos em marketing e em novidades, o fato dessas marcas serem tradicionais contribui muito para que continuem sendo as preferidas dos consumidores. “As pessoas já conhecem e confiam nelas. Elas têm medo de arriscar e levar um chocolate de má qualidade”, diz.

Mas, atenção, a pesquisa também revela que a preferência do consumidor por aquelas marcas de chocolate vendidas em canais especializados, como Cacau Show e Kopenhagen, vem crescendo bastante. Nada menos que 35% dos respondentes disseram que pretendem comprar ovos dessas marcas, o que representa uma alta de 12 pontos percentuais em relação ao estudo do ano passado.

Para que esses canais não roubem clientes, os supermercados precisam garantir um bom momento de compras. Na próxima matéria sobre Páscoa, que será publicada no Portal SM, na próxima semana, você vai ver como satisfazer o consumidor nesta época do ano.

Amostragem e metodologia da pesquisa
Participaram da pesquisa sobre comportamento de compras na Páscoa 350 consumidores de todo o País que responderam às questões por meio da internet. Dos respondentes, 62% são da região Sudeste, 17% do Norte e do Nordeste, 16% do Sul e 5% do Centro-Oeste. A maioria, 68%, é composta por mulheres e 32%, homens. A faixa predominante é a que vai de 36 a 41 anos (22%). Na sequência, vêm 21% de pessoas entre 24 e 29 anos, 19% de 30 a 35 anos, 12% de 42 a 47 anos, 11% de 47 a 50 anos, 9% com mais de 50 anos e 6% de 18 a 23 anos. Predominam ainda as classes A e B, com 29% e 50% dos participantes. O público C corresponde a 20% da amostra da pesquisa e a D, a 1%. A Around possui um painel com 120 mil consumidores ativos pela web. Realiza pesquisas quali e quantitativas e atende clientes como Carrefour, Redecard, Porsche, entre outros. Contato: (11) 3255-7294, www.aroundresearch.com

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