terça-feira, 15 de março de 2011

Indústria de Shoppings no Brasil

No inicio da indústria de shoppings no Brasil, estes eram basicamente centros de compras.

Para atrair maior fluxo de pessoas, visando o aumento da intenção de compras outros atrativos foram disponibilizados: criação de áreas de lazer, alamedas de serviços, academias, melhoria e mais conforto nos estacionamentos, a climatização dos ambientes, sistemas modernos de segurança.

Essas ações possibilitam, a cada ano, que o percentual de crescimento das vendas em shoppings superem o das vendas no varejo.

O varejo brasileiro fechou 2010 com um faturamento total da ordem de R$ 638 bilhões, representando um crescimento de vendas nominal de 13,5% em relação a 2009. Exclui-se desse valor a venda proveniente de combustíveis, setor automotivo e material de construção, segundo dados coletados pelo IBOPE.

As vendas em shopping em 2010, considerando os mesmos empreendimentos de 2009, atingiram R$ 93 bilhões. Computando-se o volume de venda das novas lojas resultantes dos shoppings e expansões que entraram em operação em 2010, conforme dados coletados pela Alshop, alcançamos R$ 99,35 bilhões, representando 16% do total de vendas do varejo nacional.

Abaixo a evolução de vendas em alguns segmentos do varejo de shoppings no ano de 2010, em relação a 2009:


A venda nos shoppings do Brasil representa cerca de 16% do volume de vendas do mercado de varejo nacional. Só para efeito comparativo, nos Estados Unidos, a participação das vendas em shoppings é de 70% do mercado varejista total. Por aí percebemos o grande potencial de crescimento que o setor de shoppings no Brasil tem para desenvolvimento.

Os shoppings do Brasil, através de seu mix de lojas, da qualidade de suas instalações oferecendo conforto, comodidade e segurança aos seus usuários, apresentam nível de qualidade semelhante aos melhores do mundo, sendo o Brasil o oitavo país do mundo em número de shopping centers construídos, de acordo com censo da Alshop.

Quantidade de shoppings em operação em 2010

A indústria de shoppings conta hoje com 744 empreendimentos em operação distribuídos da seguinte forma:



Quantidade de lojas em shoppings em 2010

A quantidade de lojas em shoppings ao final de 2010 é de 99.568 lojas, apresentando a seguinte evolução entre 2004 e 2010:






Fluxo de pessoas em shoppings

A frequência média mensal em 2010 nos 744 shoppings em operação no Brasil foi de 447 milhões de pessoas, enquanto em 2009 tivemos a média mensal de 427 milhões nos shoppings brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário