segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mercado pet deve crescer 4% em 2010

Para se destacar no concorrido setor, empresários investem em produtos e serviços diferenciados

O mercado pet faturou quase R$ 10 bilhões no ano passado. Tem expectativa de crescer outros 4% em 2010. Para se destacar no concorrido setor, empresários investem em produtos e serviços diferenciados.

Uma clínica veterinária é especializada em gatos. O sonho das sócias Luciana Deschamps e Elizabete Boreli se transformou em um negócio muito lucrativo.

“Temos 2,5 mil clientes cadastrados. Vale lembrar que muitos clientes têm oito, nove, dez gatos”, afirma a empresária Luciana Deschamps.

A clínica tem serviços diferenciados para os felinos. Um deles é um hotel, que tem 18 vagas. A diária custa R$ 50. Nos meses de férias, fica lotado. Os gatos têm tratamento especial. Por incrível que pareça, não reclamam do banho.

Na clínica, há um espaço exclusivo para cirurgia e um laboratório para exames de sangue que dá o resultado em cinco minutos.

“Não fica ansiosa para saber o resultado. Na hora, já sabe o que ele tem”, comenta a cliente Edelweiss Amaral.

As sócias investiram R$ 150 mil na clínica de 240 metros quadrados. O dinheiro foi recuperado em dois anos. São feitas cerca de cem consultas por mês. Parte do faturamento vem da loja, que vende brinquedos arranhadores e chás. Entre os produtos, está um relaxante conhecido como “erva do gato”. O produto exala um cheiro que deixa o animal mais tranquilo e comportado. Para os donos de animais, a loja oferece anéis felinos de ouro e prata. E também relógios personalizados com a foto do bichinho de estimação.

“Além de todo o afeto e de toda a vontade de trabalhar com a espécie, é um espaço que deixa as pessoas felizes. E não deixa de ser um bom negócio”, afirma a empresária Luciana Deschamps.

O empresário Marcos Magalhães Duarte sempre gostou de animais. Como não tinha com quem deixar os cachorros, resolveu unir prazer e negócio. Ele pesquisou o mercado pet durante um ano, até encontrar um lugar que unisse diversos serviços para os animais.

“Queríamos um ponto que comportasse todas as atividades que temos hoje, banho, venda de produto, creche, hotel, clínica veterinária”, explica empresário Marcos Magalhães Duarte.

Luciano Rios é cliente do pet shop. A energia do animal é gasta lá e o carinho, com a família, em casa. Para ele, o investimento de R$ 400 por mês compensa: “Ele passa quatro dias da semana aqui, recebe treinamento para exercícios, nada duas vezes por semana, toma banho uma vez por semana e ainda sai para passear duas a três vezes por dia”.

Para montar um pet shop rico em serviços, Marcos Duarte alugou um espaço com mais de mil metros quadrados. O investimento total ficou em cerca de R$ 500 mil. A creche tem atividades das 9h às 18h. O serviço é cobrado por pacotes. Se o cão passar só um dia da semana, a estada é de R$ 140.

O empresário conta hoje com dois veterinários e 21 funcionários. A creche representa 25% do faturamento total da empresa, que cresce de 10% a 15% ao ano.

“Com relação à parte de serviço, conseguimos uma margem bruta melhor, de 40% a 50%”, calcula o empresário Marcos Magalhães Duarte.

Todos os dias, são deixados mais de 20 cães. Os grandes diferenciais do negócio são a creche e a piscina.

“Facilita a minha vida, porque, na verdade só posso ter um labrador em um apartamento porque tem esse tipo de serviço”, diz a cliente Graziela Clemente.



VEJA OS CONTATOS DAS EMPRESAS



Clínica Veterinária Sr. Gato
Rua Mateus Grou, 56 – Pinheiros
CEP: 05415-040 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 3086-0737 / 3061-3853
Site: www.clinicasrgato.com.br

Pet days
Rua Graúna, 60 - Moema
CEP: 04514-000 - São Paulo/SP
Tel.: (11) 5041-2044
Site: www.petdays.com.br


globo.com


CLÁUDIO OLIVEIRA

ALUNO DO IVAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário