domingo, 3 de julho de 2011

CNI: otimismo quanto ao endividamento apresenta leve avanço em junho

O otimismo do brasileiro em relação ao endividamento futuro apresentou leve avanço em junho, de acordo com o Inec (Índice Nacional de Expectativa do Consumidor), divulgado nesta quinta-feira (30) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O índice que mede o endividamento passou de 104,9 pontos em maio para 105,6 pontos este mês, o que representa um avanço de 0,7%. Em relação a junho de 2010, porém, o índice mostrou queda de 3,6%, já que naquele mês o índice era de 109,6 pontos.

No índice, uma pontuação acima de 100 significa otimismo e, abaixo dessa marca, pessimismo.

Perspectivas

Questionados sobre qual a expectativa para os próximos meses em relação ao próprio endividamento, 42% dos consumidores afirmaram que terão o mesmo número de dívidas dos últimos três meses.

Perfil

Na análise por renda, 31% dos consumidores que recebem até 1 salário mínimo declararam que estarão mais ou muito mais endividados nos próximos três meses. Na outra ponta, 18% dos entrevistados com renda superior a 10 salários mínimos deram as mesmas respostas.

Entre os indivíduos que ganham entre 5 e 10 salários e aqueles que ganham entre 2 a 5, 24%, nos dois casos, afirmam que estarão mais ou muito mais endividados.

Quando se comparam homens e mulheres, 24% deles e 28% delas dizem que ficarão mais ou muito mais endividados. Quanto à declaração de que estarão menos ou muito menos endividados, 30% dos homens e 33% das mulheres deram essa resposta.

Por faixa etária, consumidores de 25 a 29 anos apresentam o maior índice daqueles que acreditam que estarão mais ou muito mais endividados, com 31% das respostas.

O Inec é elaborado a partir de pesquisa de opinião pública de abrangência nacional, conduzida pelo Ibope com 2.002 pessoas. A pesquisa tem periodicidade mensal.

Fonte: Info Money Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário