quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atividade do comércio desacelera e sobe 9,6% no 1º semestre, diz Serasa

O comércio brasileiro encerrou o primeiro semestre deste ano com crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2010, o que representa uma leve desaceleração da atividade, mostra levantamento da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgado nesta terça-feira (5). Entre janeiro e junho de 2010, o comércio varejista havia reportado avanço um pouco maior, de 10,7%, em relação aos primeiros seis meses do ano anterior.

Apesar do ciclo de aumento da taxa básica de juros e das medidas de restrição ao crédito adotadas pelo Banco Central desde o ano passado, o bom momento do mercado de trabalho ainda conseguiu sustentar um desempenho favorável para a atividade varejista na primeira metade do ano, avaliam os economistas da Serasa.

Para o segundo semestre, no entanto, a previsão é de que a desaceleração da atividade do comércio seja mais intensa, por conta da continuidade do aperto monetário e diante da perspectiva de um crescimento mais moderado da economia brasileira.

Setores

Na análise por setores, o destaque ficou por conta do segmento de material de construção, que registrou avanço de 12,8% frente ao primeiro semestre do ano passado. Em seguida, aparecem as categorias móveis, eletrônicos e informática, com alta de 9,3%, e combustíveis e lubrificantes, com incremento de 9,3%.
Fonte: Valor Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário