quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Varejo de shopping apresenta crescimento no primeiro semestre de 2010

O MercadoFlux, indicador específico do mercado de shopping center feito pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Feixe Tecnologia, mostra que a atividade comercial em shopping center em julho de 2010 apresentou alta tanto em relação ao mês de junho quanto em relação ao mesmo mês do ano anterior.

“O ano de 2010 tem se caracterizado pela recuperação da atividade comercial em shopping quando comparado com 2009. Em praticamente todos os meses do ano o índice mostra resultados positivos, acima do registrado no mesmo mês do ano anterior”, avalia Antônio Carlos Ruótolo, diretor de geonegócios do IBOPE Inteligência. No índice acumulado de janeiro a julho, a atividade já apresenta alta de 4% se comparada a 2009.

Em julho de 2010 o índice ponderado das três capitais (Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo) foi 117, o que significa que a atividade comercial em shopping neste mês ficou 12% acima da observada no mês anterior (junho de 2010) e 5% acima do mesmo mês em 2009. “Este percentual (5%) significa um incremento real da atividade comercial, sem qualquer influência de fatores externos como a inflação, por exemplo”, explica o executivo.

MercadoFlux por cidade

A cidade de São Paulo registrou o maior índice médio no mês de julho entre as três cidades pesquisadas: 118,5. Em segundo lugar ficou Rio de Janeiro, com 116,9, e em último lugar Belo Horizonte, com 110. Este índice tem como base 100 a média do ano de 2006, ou seja, o índice de 118,5 em São Paulo significa que a atividade comercial em shopping na cidade cresceu 18,5% quando comparada à atividade média do ano de 2006.

Comparado ao mês anterior, a cidade de São Paulo registrou crescimento de 13,8%, enquanto Rio de Janeiro cresceu 11,8% e Belo Horizonte 10,2%.

Mas, na comparação dos índices de julho de 2010 versus julho de 2009 (mesmo período no ano anterior), São Paulo foi a cidade com menor taxa de crescimento (3,8%), contra 6% no Rio de Janeiro e 4% em Belo Horizonte. “Isto é reflexo do fato do mercado de shopping em São Paulo ser um mercado mais equilibrado e que, por esse motivo, apresenta valores mais constantes de crescimento”, avalia Ruótolo.
Fonte: Varejista

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