O IEF (Índice de Expectativa das Famílias), divulgado na segunda-feira (27) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) mostra que, em setembro, 52,28% das famílias brasileiras estavam endividadas.
A pesquisa, realizada em 3.810 domicílios distribuídos por 200 municípios em todas as unidades da federação, revela ainda que as famílias que ganham de cinco a dez salários mínimos, estão mais endividadas: 60,33% afirmaram que têm dívidas, contra 45,04% dos brasileiros que ganham até um salário mínimo.
Contudo, o estudo mostra que o percentual daqueles que se dizem muito endividados é maior entre os com rendimento de até um salário mínimo (12,28%), ao passo que, entre os de renda de quatro a cinco mínimos, apenas 4,78% afirmaram que estão muito endividados.
Entre os que recebem de um a dois mínimos, o grau de endividamento geral (considerando a parcela que afirma estar muito, mais ou menos ou pouco endividada) alcança 50,6%. Entre os que recebem de dois a quatro salários, o percentual ficou em 55,9% e, entre os que ganham de quatro a cinco mínimos, 58,22% têm dívidas. Daqueles que recebem mais de dez, 51,16% estão endividados.
Brasileiros do Norte são os mais endividados
O estudo ainda mostra que os brasileiros que vivem na região Norte são os mais endividados. Ao todo, 78% afirmaram que têm dívidas. E, desses, 10% afirmaram estar muito endividados.
O estudo ainda aponta que 17% das famílias possuem alguma conta atrasada. Mas 26,68% afirmaram ter condições de pagar as dívidas ao menos em parte. Outros 36,19% disseram que não terão condições de quitar os débitos.
Fonte: Info Money Pessoal
terça-feira, 28 de setembro de 2010
No vermelho: 52% dos brasileiros estão endividados, revela Ipea
Marcadores:
CLÁUDIO OLIVEIRA,
IVAR,
varejo e cia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário